Ricardo Daehn
postado em 29/01/2017 07:32
Divulgada a largada na campanha do 89; Oscar, na semana passada, a festa começa a ganhar contornos para a cerimônia marcada para o dia 26 de fevereiro. Os brasilienses mais antenados em cinema não perderam, na telona, candidatos ao prêmio, entre os quais, Elle, Florence: quem é esta mulher? e Animais noturnos ; exibidos recentemente no circuito. Com fortes candidatos ainda em cartaz, entre eles o favorito La la land, o denso drama Manchester à beira-mar e, os mais viajantes, A chegada (uma ficção científica) e Capitão fantástico (uma comédia de humor discutível), o interesse dos cinéfilos só será saciado com a estreia de sete fitas que, ao lado de outros oito concorrentes, completam a lista que carrega seis das categorias de maior visibilidade para os espectadores (melhor filme e melhor direção, além de atores, atrizes e coadjuvantes). Confira:
>> Estrelas além do tempo ; (2 de fevereiro)
Pode até não ter vingado a indicação da ótima atriz central Taraji P. Henson neste drama que fala de segregação racial e de gênero, nos bastidores da Nasa; mas a fita foi lembrada na categoria de melhor filme, além de ter chegado aos finalistas, nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e de roteiro adaptado.
>> A qualquer custo ; (2 de fevereiro)
Interpretados por Chris Pine e Ben Foster, dois irmãos buscam por aquilo que têm como justiça com as próprias mãos: defender, por meio de roubos à sucursal de banco texano, o direito à propriedade hipotecada. No Oscar, além de melhor filme, a fita concorre pela interpretação do coadjuvante Jeff Bridges, pela edição e roteiro original.
>> Lion: uma jornada para casa ; (16 de fevereiro)
Na trama do filme selecionado na disputa de melhor produção do ano, a alta tecnologia ajuda o crescido Saroo (Dev Patel, indicado como melhor ator coadjuvante) a encontrar a família original, deixada na Índia, quando ele tinha cinco anos de idade. Adotado por um casal australiano (de onde desponta a candidata a melhor atriz coadjuvante Nicole Kidman), Saroo conta a vida de uma pessoa real. Daí o filme concorrer como melhor roteiro adaptado, além de fotografia e trilha original.
>> Moonlight: sob a luz do luar ; (23 de fevereiro)
Ambientado na Miami em que nasceu o candidato a melhor direção (Barry Jenkins), o filme lida com a formação de um jovem e com pequenas surpresas dele que tocam campos da sexualidade, das drogas e a esfera de um pai substituto. Além dos atores coadjuvantes indicados (Mahershala Ali e Naomie Harris), pode levar prêmios de fotografia, edição, trilha sonora e roteiro adaptado, junto com o de melhor filme.
>> Um limite entre nós ; (estreia indefinida, com previsão em fevereiro)
Baseado em peça de August Wilson, o longa que concorre a melhor filme, tem por cenário a Pittsburgh (Pensilvânia) dos anos de 1950, com uma família envolvida em ambiente do baseball. Na oitava indicação ao Oscar, o ator Denzel Washington vive Troy, um homem amargurado e que tem convivência com o filho dificultada, por causa do gênio. Concorre ainda pelo roteiro adaptado, além de ter no elenco a candidata a melhor atriz coadjuvante, Viola Davis.
>> Jackie ; (2 de fevereiro)
Na segunda indicação, descontada a vitória por Cisne negro (2010), a atriz Natalie Portman compete à estatueta, ao dar vida à reservada Jackie, primeira-dama viúva, empenhada em dar andamento ao legado do marido morto em 1963. O longa do chileno Pablo Larraín ainda concorre pela trilha original e pelos figurinos.
>> Loving ; (data ainda não definida)
Ruth Negga, candidata a melhor atriz, interpreta Mildred Loving, uma mulher que batalhou por mudança na lei norte-americana contra a proibitiva oficialização de casamentos inter-raciais.
>> Até o último homem
Recém-estreado em Brasília, o drama de guerra assinado pelo cineasta Mel Gibson (candidato a melhor direção) se passa no flanco Pacífico da Segunda Guerra, palco da sangrenta Batalha de Okinawa. Lá, o médico adventista Desmond Doss (feito por Andrew Garfield, candidato a melhor ator) sagra-se como espécie de herói americano. Compete ainda nas categorias: edição, edição de som e mixagem de som.