Diversão e Arte

Confira os filmes que concorrerão ao Oscar mas que ainda não estrearam

Conheça títulos indicados aos prêmios da festa cinematográfica mas que não estrearam no circuito de salas brasileiras

Ricardo Daehn
postado em 29/01/2017 07:32
'Um limite entre nós' traz Denzel Washington e Viola Davis no elenco. Ambos indicados
Divulgada a largada na campanha do 89; Oscar, na semana passada, a festa começa a ganhar contornos para a cerimônia marcada para o dia 26 de fevereiro. Os brasilienses mais antenados em cinema não perderam, na telona, candidatos ao prêmio, entre os quais, Elle, Florence: quem é esta mulher? e Animais noturnos ; exibidos recentemente no circuito. Com fortes candidatos ainda em cartaz, entre eles o favorito La la land, o denso drama Manchester à beira-mar e, os mais viajantes, A chegada (uma ficção científica) e Capitão fantástico (uma comédia de humor discutível), o interesse dos cinéfilos só será saciado com a estreia de sete fitas que, ao lado de outros oito concorrentes, completam a lista que carrega seis das categorias de maior visibilidade para os espectadores (melhor filme e melhor direção, além de atores, atrizes e coadjuvantes). Confira:

>> Estrelas além do tempo ; (2 de fevereiro)
Pode até não ter vingado a indicação da ótima atriz central Taraji P. Henson neste drama que fala de segregação racial e de gênero, nos bastidores da Nasa; mas a fita foi lembrada na categoria de melhor filme, além de ter chegado aos finalistas, nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e de roteiro adaptado.

>> A qualquer custo ; (2 de fevereiro)
Interpretados por Chris Pine e Ben Foster, dois irmãos buscam por aquilo que têm como justiça com as próprias mãos: defender, por meio de roubos à sucursal de banco texano, o direito à propriedade hipotecada. No Oscar, além de melhor filme, a fita concorre pela interpretação do coadjuvante Jeff Bridges, pela edição e roteiro original.

>> Lion: uma jornada para casa ; (16 de fevereiro)
Na trama do filme selecionado na disputa de melhor produção do ano, a alta tecnologia ajuda o crescido Saroo (Dev Patel, indicado como melhor ator coadjuvante) a encontrar a família original, deixada na Índia, quando ele tinha cinco anos de idade. Adotado por um casal australiano (de onde desponta a candidata a melhor atriz coadjuvante Nicole Kidman), Saroo conta a vida de uma pessoa real. Daí o filme concorrer como melhor roteiro adaptado, além de fotografia e trilha original.

>> Moonlight: sob a luz do luar ; (23 de fevereiro)
Ambientado na Miami em que nasceu o candidato a melhor direção (Barry Jenkins), o filme lida com a formação de um jovem e com pequenas surpresas dele que tocam campos da sexualidade, das drogas e a esfera de um pai substituto. Além dos atores coadjuvantes indicados (Mahershala Ali e Naomie Harris), pode levar prêmios de fotografia, edição, trilha sonora e roteiro adaptado, junto com o de melhor filme.

>> Um limite entre nós ; (estreia indefinida, com previsão em fevereiro)
Baseado em peça de August Wilson, o longa que concorre a melhor filme, tem por cenário a Pittsburgh (Pensilvânia) dos anos de 1950, com uma família envolvida em ambiente do baseball. Na oitava indicação ao Oscar, o ator Denzel Washington vive Troy, um homem amargurado e que tem convivência com o filho dificultada, por causa do gênio. Concorre ainda pelo roteiro adaptado, além de ter no elenco a candidata a melhor atriz coadjuvante, Viola Davis.

>> Jackie ; (2 de fevereiro)
Na segunda indicação, descontada a vitória por Cisne negro (2010), a atriz Natalie Portman compete à estatueta, ao dar vida à reservada Jackie, primeira-dama viúva, empenhada em dar andamento ao legado do marido morto em 1963. O longa do chileno Pablo Larraín ainda concorre pela trilha original e pelos figurinos.

>> Loving ; (data ainda não definida)
Ruth Negga, candidata a melhor atriz, interpreta Mildred Loving, uma mulher que batalhou por mudança na lei norte-americana contra a proibitiva oficialização de casamentos inter-raciais.

>> Até o último homem
Recém-estreado em Brasília, o drama de guerra assinado pelo cineasta Mel Gibson (candidato a melhor direção) se passa no flanco Pacífico da Segunda Guerra, palco da sangrenta Batalha de Okinawa. Lá, o médico adventista Desmond Doss (feito por Andrew Garfield, candidato a melhor ator) sagra-se como espécie de herói americano. Compete ainda nas categorias: edição, edição de som e mixagem de som.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação