Diversão e Arte

Festival de Sundance reflete a diversidade do cinema independente mundial

Longas como I don't feel at home anymore e Crown heights foram destaques

Maurício Costa - Especial para o Correio
postado em 30/01/2017 11:30
I don't feel at home anymore venceu no prêmio do júri
Utah (EUA) - O Festival de Sundance 2017 terminou no último domingo (29/1) com um resultado que reflete a diversidade do cinema independente mundial e dos Estados Unidos, além de lançar alguns filmes que, segundo a crítica estadunidense, receberão o olhar do Oscar 2018.

Neste ano, algumas premi;res de filmes fora de competição podem ter dado início à corrida para o Oscar 2018. Wind River, Mudbound e Sidney Hall causaram grande efeito no público e na crítica. Os documentários An inconvenient sequel, Cries form Siria e Last men in Alleppo abiram a corrida para a indicação ao Oscar de melhor documentário em 2018, tanto pela qualidade cinematográfica quanto pela urgência dos temas.

[SAIBAMAIS]Os vencedores da mostra dramática de filmes estadunidenses foram I don;t feel at home anymore, no prêmio do júri, e Crown heights, no prêmio do público, dois dos poucos filmes que se destacaram na mostra competitiva, juntamente com Walking out. Este tem tudo para seguir o mesmo caminho de Manchester à beira-mar, que não foi premiado em Sundance e chegou ao Oscar 2017 com seis indicações. Walking out é um drama poderoso, com atuações intensas e fotografia de tirar o fôlego. Coloque na sua lista.

Na mostra competitiva de filmes estrangeiros, os vencedores foram The Nile Hilton incident, um thriller noir egípcio espetacular, no prêmio do júri, e Sonho em outro idioma, filme mexicano do diretor Ernesto Contreras, no prêmio do público. Ambos são mais memoráveis do que os filmes estadunidenses, juntamente com o dominicano Carpinteros, o chinês Free and easy e o brasileiro Não devore meu coração.

Também merece destaque Bad day for the cut, thriller da Irlanda do Norte e melhor filme das sessões de meia noite.

Nos próximos meses, saberemos quais desses lançamentos serão sucesso de público e lembrados na temporada de premiações. Sundance provou que continua como referência de qualidade e grande plataforma de lançamento de futuros clássicos.

O Conexão Sundance cobriu mais de 40 filmes, com textos, videos diários e entradas ao vivo no Facebook e no Twiter. Correio Braziliense, Razão de Aspecto, Cine Drive Out, Cinema(ação), Conacine, Pós-Créditose Casa do Cinema produziram amplo conteúdo de acesso permanente.
[VIDEO1]
*Maurício Costa é colunista do blog Razão de Aspecto (razaodeaspecto.blogspot.com.br)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação