Diversão e Arte

Disco de músico norte-americano é produzido por Roberto Menescal

O renomado guitarrista Andy Timmons se juntou a Sydnei Carvalho para gravar álbum

Alexandre de Paula
postado em 31/01/2017 07:08

Harmonia: Sydnei Carvalho (E), Roberto Menescal e Andy Timmons

O guitarrista americano Andy Timmons, um dos maiores expoentes da guitarra atualmente, conheceu a música brasileira aos 16 anos por meio de um professor. ;Ele começou a me ensinar um standard de jazz diferente a cada semana e Garota de Ipanema foi uma das canções que ele me mostrou;, lembra o roqueiro, hoje com 53 anos, ao Correio.

As harmonias, o ritmo e o balanço da bossa nova o encantaram logo de início. ;Foi muito atraente para mim; A paixão, a sensualidade, a graça, a beleza, o fogo. E aquelas harmonias de jazz lindas;, conta. Anos depois do primeiro contato e do início da paixão pelo estilo, Timmons acreditou que estava na hora de gravar um disco com temas brasileiros. Em processo de finalização, a versão em CD de Bossa hits deve chegar às lojas em abril ou maio deste ano. Um DVD também será lançado no segundo semestre.

Para tirar a ideia do papel, Timmons, que mora em Dallas (Texas), convidou o amigo e guitarrista Sydnei Carvalho para acompanhá-lo em algumas apresentações no Brasil. ;Estudávamos juntos também, e toda noite fazíamos uns dois ou três temas nos workshops. Foram 15 apresentações pelo Brasil, e mais ou menos no meio da tour ele me falou: ;Está muito bom tocar contigo, vamos gravar um CD?;;, lembra Sydnei.

O brasileiro tinha assumido a tarefa de acompanhá-lo ao violão, apesar de ser essencialmente guitarrista. ;Eu não tocava violão havia 20 anos. Estudei violão erudito no começo, o que foi importante para minha formação, mas virei guitarrista. Eu voltei a tocar violão para um trabalho com minha filha e minha mulher, mas tocar com o Andy Timmons em workshops era outra história;, ressalva.

Respeito
Foi do brasileiro a ideia de chamar Roberto Menescal, um dos grandes nomes da bossa nova, para a produção do disco. ;O Andy estava lendo um livro sobre a história da bossa nova e sabia quem era Roberto Menescal. Ele pirou quando eu disse que tinha o contato. Não acreditou;, lembra Sydnei.

;Ele talvez seja o melhor produtor que já trabalhou comigo. É muito fácil de lidar, mas tem uma presença poderosa e imponente. Nós o respeitamos muito e ele foi muito generoso em nos ensinar mais sobre a música e sentimento;, elogia Timmons.

[VIDEO1]

Com a presença de Menescal para completar o time de trabalho, eles decidiram gravar o álbum ao vivo, em estúdio, apesar das limitações técnicas que a opção trazia. ;Nós optamos por uma gravação ao vivo no estúdio porque também estava sendo também gravado um DVD, então ficou todo mundo olho no olho, mesmo que o som possa ter sofrido um pouco por não termos separado cada instrumento, ou seja foi mais emoção e menos tecnologia;, conta Menescal.

Timmons conta que tanto Menescal quanto Sydnei foram fundamentais para que ele mantivesse sua identidade mesmo tocando um estilo diferente do habitual. ;Eu estava tendo uma tendência a querer soar um pouco mais jazzy, como o meu herói e enorme influência Pat Metheny (guitarrista americano). Sydnei e Menescal foram muito encorajadores para que eu fosse eu mesmo;, destaca.

;Andy tem uma cabeça bem aberta a tudo que lhe foi sugerido. Para que o resultado ficasse ;bem bossa;, ele incorporou isso ao seu estilo de uma maneira muito natural, o que nos mostrou sua grande capacidade musical. É um craque;, comenta Menescal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação