A final do campeonato de futebol americano da NFL (National Football League, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos) acontece neste domingo, no NRG Stadium em Houston, no Texas. E, assim como será desde o início dos anos 1990, o intervalo fica por conta de (pelo menos) uma grande atração musical. No ano passado, o Coldplay convidou Bruno Mars e Beyoncé para agitarem o show da 50; edição do evento. Mas neste ano, quem comanda o show é Lady Gaga.
A diva também compareceu no ano passado para executar o hino nacional dos Estados Unidos antes do jogo. A disputa e o show de intervalo de 2016 alcançaram a segunda maior audiência do Super Bowl. A primeira foi conquistada em 2015, quando o campeonato contou com uma apresentação de Katy Perry, atingindo uma média de 114,4 milhões de espectadores. Outras apresentações marcantes antecederam a essas.
O que esperar
A expectativa pela apresentação de Lady Gaga é alta por diversos motivos. De acordo com o site CNBC, foram investidos US$ 10 milhões para a produção do show, o maior orçamento da história do evento. As atrações passadas que mais chegaram perto deste valor foram Madonna e Katy Perry, ambas com o investimento de US$ 9 milhões.
O orçamento divulgado cria ainda mais expectativa por conta das aparições contidas e do visual mais limpo adotado por Gaga depois do lançamento de seu quinto álbum, Joanne, de outubro de 2016. O disco trouxe canções com pegadas mais country, blues e rock, além de performances mais simples, diferentes das realizadas em outras fases de sua carreira.
A cantora, porém, manteve o clima de grande mistério sobre a performance. Tudo o que se sabe até agora é que ela não convidou ninguém para se juntar a ela, e que o músico Tony Bennett, com quem Gaga lançou um álbum de jazz em 2014, anunciará sua apresentação em um vídeo pré-gravado.
Gaga deve incluir no repertório seus primeiros hits que bombaram no final da primeira década dos anos 2000, como Poker Face e Bad Romance, mesclando com as novas faixas do Joanne.
[SAIBAMAIS]
Michael Jackson foi a primeira grande estrela pop a se apresentar no Super Bowl, em 1993, dando início à tradição. Ele levou para o campo clássicos, como Jam, Billie Jean, Black or white, We are the world e Heal the world. Depois MJ, outros astros fizeram performances memoráveis no evento, como Diana Ross, em 1996; Aerosmith, ;NSYNC, Britney Spears, Mary J. Blige, e Nelly, em 2001; Janet Jackson e Justin Timberlake, em 2004; The Rolling Stones, em 2006; Madonna, M.I.A. e Nicki Minaj, em 2012, entre outros.
Bruno Mars e Beyoncé, que se juntaram ao Coldplay na última edição, já haviam se apresentado antes. Mars subiu ao palco do Super Bowl em 2014 e convidou o Red Hot Chili Peppers. Já a diva reinou sozinha em 2013.
* Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira