Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Manuscrito de poema de Rimbaud é vendido em leilão

O poema, 'La rivière de cassis', foi dado a seu amante Paul Verlaine

A versão escrita à mão do poema La rivi;re de cassis, feito em 1872 pelo poeta francês Arthur Rimbaud, foi leiloada em Paris pelo equivalente de aproximadamente R$ 7 milhões e 600 mil. O manuscrito foi dado a Paul Verlaine: amante, colega e compatriota do poeta.

Além do poema, foi leiloada uma página frente e verso de desenhos no formato de quadrinhos desenhados por Rimbaud quando tinha dez anos de idade. Os desenhos foram vendidos por 65 mil euros, equivalente a cerca de R$ 217 mil. O leilão foi realizado na sede francesa da Sotheby;s.
O comprador dos desenhos foi o Museu Rimbaud de Charleville Mézi;res, cidade natal do escritor, no norte da França. O museu usou do direito prioritário de compra do Estado francês, segundo um porta-voz da casa de leilões. Outro item leiloado foi um recibo do ano de 1889, retirado da época em que Rimbaud trabalhava como traficante de armas na Etiópia. Estimado entre 30 mil e 40 mil euros, foi vendido por 29 mil euros.

Arthur Rimbaud ficou conhecido por escrever a grande maioria de suas obras primas entre os 15 e 18 anos e é considerado por críticos um pós-romântico e precursor do surrealismo. Entre as suas obras mais famosas, estão Uma estação no inferno (1873) e Iluminações (1886). O autor morreu em novembro de 1891, anos depois de ter a perna amputada em razão de um câncer no joelho.