Diversão e Arte

50ª edição do Festival de Brasília terá dois dias a mais em 2017

O orçamento da festa, que terá 10 dias, deverá chegar aos R$ 2,5 milhões

Ricardo Daehn
postado em 10/02/2017 14:22
O secretário de cultura do DF, Guilherme Reis, anunciou investimentos para o festival
No ano em que atinge a marca de 50 edições, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro virá renovado. A mostra competitiva terá dois dias a mais, indo de 15 a 24 de setembro. O secretário de cultura do DF, Guilherme Reis, ainda promete repensar alguns pontos e trazer a história da cidade para mais perto do evento.


Para isso as 50 edições devem ser unidas às celebrações de dois fatos marcantes para a capital ; os 30 anos da conquista do título de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e o aniversário do resultado do concurso nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. ;São datas a serem comemoradas entre abril e que seguem até o réveillon. O festival é conceito que se funde a pensamento maior sobre Brasília: queremos linkar o evento com a história da cidade;, observa o secretário.
Um chamamento público para aumentar a transparência da formatação da festa trará mais OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) da cidade, no âmbito da organização. Haverá convocação no Diário Oficial de segunda-feira. O orçamento da festa deverá chegar aos R$ 2,5 milhões.
Olhar para a origem do evento, gerado nos corredores da Universidade de Brasília (UnB), poderá favorecer a escolha da universidade como abrigo das reprises dos nove longas do festival a serem selecionados para a competição. Há promessa, ainda, de incremento no diálogo com eventos internacionais de cinema que receberão quatro produtores locais, em delegações que fomentarão intercâmbio das fitas nacionais com o exterior. A vinda de estrangeiros ligados à sétima arte será estimulada.
A mostra especial Futuro Brasil trará representantes de festivais internacionais para que possam ter contato com produções nacionais em etapa de finalização. Uma publicação da história do Festival; uma exposição, com apoio do Arquivo Público na festa e a coleta de depoimentos de personalidades está entre os planos da organização. Outra iniciativa a ser confirmada é a Mostra Retrospectiva 50 anos em Cinco Dias.

Conexão afetiva

;Dirigi toda a cerimônia e uma festa no Cine Brasília, em meados dos anos 1990, quando trouxe o desenhista de luz Guilherme Bonfanti (Teatro da Vertigem) e tivemos participação do André Abujamra, menino ainda, fazendo umas vinhetas para o evento. Foi um momento afetivo, bonito. Tenho na lembrança ainda minhas participações como ator, que nunca deram muito resultado (risos); mas é tão lindo -- dá medo de se ver na tela naquele tamanho (no Cine Brasília). A exibição do filme Louco por cinema (1994) trouxe uma simbologia especial: ganhamos um Candango coletivo para o elenco inteiro. Foi bem bonito;
Guilherme Reis, secretário de Cultura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação