Diversão e Arte

Sambistas lançam novos projetos musicais no carnaval

Uma das opções é o novo álbum do cantor Thiaguinho, 'Tardezinha'

Beatriz Queiroz*
postado em 13/02/2017 08:21
Thiaguinho traz como opções os álbuns 'Tardezinha' e '#VamoQVamo'
Não tem como pensar em carnaval sem pensar em samba. Os famosos enredos, desfiles das escolas, as batidas ritmadas e contagiantes. E se você não é do tipo de brasiliense que gosta de sair para curtir os bloquinhos, as festas em casa também podem ser levadas ao som de um bom samba. Então, chame a turma e prepare o pagode.

Para começar a folia com muito ânimo, uma opção é tocar o novo álbum do Thiaguinho, Tardezinha. ;Roda de samba com os amigos, um gelinho e só alegria. O carnaval é uma época de celebração, de felicidade, e o Tardezinha traz tudo isso e muito mais pra não deixar ninguém de fora dessa energia;, comenta o cantor.

O disco é resultado de um evento idealizado por Thiaguinho, em que ele canta músicas autorais e de outros artistas ao ar livre num estilo mais informal. Com 10 faixas, o álbum reúne clássicos que marcaram a memória afetiva dos fãs de samba e pagode, como Maravilha te amar, Me faz feliz, Tô te filmando, Deixa acontecer e Brilho de cristal.

;Pensei em músicas que foram referências para mim e me fizeram ser o artista que sou hoje. São pagodes clássicos, que todo mundo conhece pelo menos o refrão;, explica Thiaguinho.

Mas o número de faixas esconde o que mais há no conteúdo. O pagodeiro reuniu composições que gostava muito em pot-pourri, usando a técnica em sete das 10 faixas. ;Tem muita música boa que marcou o pagode e a minha carreira. A vontade era colocar todas elas no álbum, mas é impossível!”

Mesmo com essa estratégia, ele não conseguiu incluir tudo que queria. ;Ainda tem muitas outras que marcaram minha vida e não estão no disco! Tenho vontade de gravar muito mais em outros projetos;, afirma.

Thiaguinho também tem outro trabalho que se encaixa na folia. O álbum #VamoQVamo foi lançado no ano passado e conta com 21 músicas que falam de diferentes assuntos, como cotidiano, origens e alegria, mas em que sempre predominam as histórias de amor. ;É mais uma opção que acabou de sair do forno;, lembra. Canções como Hey, mundo, Da pele preta, Vou voltar pro rolé fazem parte do disco.

Assim como em Tardezinha, ele também resgata algumas músicas da própria carreira e de outros pagodeiros e sambistas. Músicas conhecidas como Marrom bombom e Caraca, muleke! também foram incluídas no repertório. Além das músicas, uma marca do trabalho são as participações de Lucas Lucco e Péricles, entre outros convidados.

Folia romântica


Com uma pegada um pouco mais leve e voltada para o romantismo, mas sem deixar a ginga de lado, Seja o que Deus quiser também é uma opção para as festas de carnaval. Diferentemente dos trabalhos de Thiaguinho, o novo CD de Ferrugem traz 16 faixas inéditas, sendo duas do cantor e as outras de parceiros, três delas disponíveis apenas em formato digital.

;Apostei no meu lado mais romântico. Onze das composições falam de amor. Alguns que deram certo e outros que não, mas elas vão tocar o coração da galera que gosta de samba com boas tramas;, comenta Ferrugem.

Algumas letras apresentadas também são divertidas e comuns aos artistas da área, como Vira casaca (A sogra). Segundo o cantor, ela traz uma história que todo pagodeiro já viveu, com uma sogra que não gosta dele por causa da profissão, mas, com o tempo, muda de opinião. Também estão no disco as canções Mar de felicidade, Eu sou feliz assim, Minha namorada e O som do tambor.

E se você acha que por seguir a linha romântica esse disco não é opção certa para o carnaval, saiba que ele mistura ritmos para todas as ocasiões. Ferrugem ressalta que o disco ;tem de tudo e que faixa a faixa a pessoa vai ouvir batidas diferentes, para sambar, dançar colado, curtir a fossa ou o porre;.

O cantor, que se apaixonou pelo samba numa festa de aniversário e aprendeu a tocar cavaquinho ainda na infância, não se define nem como sambista nem como pagodeiro. ;Sou o que a galera quiser achar, sou músico brasileiro. Gosto de todos os estilos, principalmente do rap, mas sempre preferi trabalhar com o samba, porque com ele foi amor à primeira vista;.

*Estagiária sob a orientação de Severino Francisco

; Você sabia?

Antes de se tornar uma referência de estilo musical, o pagode era uma espécie de baile popular em que as pessoas se reuniam para cantar e tocar samba.

;Onze das composições falam de amor. Alguns que deram certo e outros que não, mas elas vão tocar o coração da galera que gosta de samba com boas tramas;
Ferrugem, músico

#VamoQVamo
ThiaguinhoCD com 16 faixas e DVD com 24, Preço sugerido: R$ 39,90 (o kit)

Tardezinha
Thiaguinho, CD com 10 faixas Preço sugerido: R$ 19,90

Seja o que Deus quiser
Ferrugem14 faixas. Verificar preço nas lojas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação