Com apenas 32 anos e três longas-metragens dirigidos, Damien Chazelle já conquistou mais de 50 prêmios. Atualmente, ele está em cartaz na cidade, com La la land ; Cantando estações, a grande aposta do Oscar 2017, que recebeu nada menos que 14 indicações a prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Na premiação de 2015, ele também concorreu pelo filme Whiplash ; Em busca da perfeição, na categoria de melhor roteiro adaptado, um dos sete prêmios disputados pela produção. Damien Chazelle tem uma carreira para além da direção: ele também é roteirista, produtor e compositor. Os premiados Whiplash e La la land foram escritos por ele, assim como a canção It happened at dawn, do musical. O primeiro trabalho como diretor foi em Guy and Madeline on a park bench (2009), cujo roteiro também foi de sua autoria.
Jazz
A paixão pelo jazz é perceptível na obra do diretor. Apesar do amor pelo cinema, ele também queria ser músico e tentou ser baterista do gênero durante o ensino médio. O sonho se refletiu nas telas: Guy and Madeline conta a história do romance entre um trompetista e Madeline; o curta-metragem Whiplash e o longa homônimo acompanham a rotina de um estudante de bateria que tem como mentor um homem que extrapola limites na hora de pressionar os alunos na busca por perfeição; já La la land trata das vidas e dos sonhos de um pianista e de uma aspirante a atriz.
Em entrevista à mídia internacional, o diretor contou que, por um tempo, a vida de baterista de jazz era o ;que ele vivia e respirava diariamente;. O personagem Terence Fletcher (J.K. Simmons), do longa Whiplash, foi inspirado em um professor de Damien Chazelle.
;O resultado final da minha vida pessoal é ter me tornado um baterista bom, de verdade, e me conheço o suficiente para saber que isso não ocorreria sem o exigente maestro e o exasperado e hostil ambiente no qual estive;, declarou.
Prêmios
Além das duas indicações ao Oscar, para melhor diretor e melhor roteiro original, Damien Chazelle ganhou dois prêmios Globo de Ouro nas mesmas categorias. No último dia 4, levou para casa o prêmio de melhor direção, concedido pelo Sindicato dos Diretores da América, na 69; edição do Directors Guild of America (DGA).
Curiosidades
; O amor pela arte faz parte da família. A mãe de Damien, Celia Martin, é escritora. Já a irmã mais nova, Anna Chazelle, é atriz e fez uma participação em La la land como a assistente Sarah.
; O próximo filme que terá Chazelle como diretor, First man, está em fase de pré-produção. O longa-metragem contará a história de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua. Ryan Gosling, astro de La la land, foi escalado para o papel do protagonista.
; Com orçamento estimado em U$ 30 milhões, La la land ; Cantando estações já atingiu lucro provisório de U$ 269 milhões na bilheteria mundial.
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader