Ana Clara Brant - Especial para o Correio, Estado de Minas
postado em 14/02/2017 09:29
Vera Holtz tem 17 anos, mora em Rafael Godeiro, cidadezinha com pouco mais de 3 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, e acabou de passar no vestibular de história. Não estamos falando da atriz que interpreta a odiada Magnólia em A lei do amor, novela da Globo, mas da Vera Holtz Irreal ; perfil fictício no Twitter administrado pelo estudante potiguar Mateus Oliveira.
Até o começo deste mês, quem acompanhava Vera na rede social jurava que ela própria postava aqueles tuítes recheados de ironia. Porém, em recente entrevista, a atriz revelou não ter conta no Twitter: ;Não sou eu. É o Mateus. Sei que ele existe. Ele pediu autorização. Mas não pode colocar por causa do meu nome. Aí ele colocou @veraholtzirreal. O humor dele é ótimo, é bem parecido com o meu;.
Quando leu a declaração de Vera, Mateus ficou surpreso, pois não esperava que ela fosse contar quem estava por trás do perfil. ;Já começaram a me chamar de Vera e de Mateus Holtz. Você imagina o rebuliço aqui na minha cidade, onde todo mundo comenta da vida de todo mundo, quando descobriram que era eu. Foi surreal. A única coisa de que reclamaram é que a Vera disse que sou de Mossoró. Começaram a falar que eu tinha renegado minha terra;, conta Mateus Oliveira.
A confusão ocorreu porque, ao entrar em contato com o rapaz e autorizá-lo a prosseguir com o perfil, a atriz quis saber de onde ele era. ;Como Rafael Godeiro não é muito conhecida fora do Rio Grande do Norte, dei como referência Mossoró, a cidade mais próxima daqui e mais famosa, que ela já conhecia. Mas não reneguei nada;, justifica Mateus.
Típico adolescente viciado em internet, o potiguar se tornou fã de Vera quando ela começou a postar no Facebook e no Instagram séries de fotografias criativas com legendas divertidas. Em outubro, quando A lei do amor estreou, o estudante decidiu criar um perfil da atriz no Twitter. Entre as primeiras postagens estava a imagem icônica de Vera Viral, personagem criado por ela para a internet. Feita no carnaval do ano passado, mostrava Vera Holtz de ressaca bebendo boldo.
;Peguei essa fotografia e botei legenda com o trecho de uma canção bem sofrência da Maiara e Maraísa: ;Tô escorada na mesa/ Confesso quase caí da cadeira/ E esse garçom não me ajuda/ Já trouxe a vigésima saideira;. Foi um sucesso: 20 mil compartilhamentos;, relembra Mateus.
A partir de então, sempre com tiradas divertidas, o perfil passou a chamar a atenção de anônimos e dos famosos Bruno Mazzeo, Otaviano Costa, Tatá Werneck, Stepan Nercessian e Luana Piovani. Coube ao ator José de Abreu, parceiro de Vera em Avenida Brasil, fazer a ponte entre a amiga e Mateus.
;Ele gostou tanto que falou para a Vera sobre o perfil. Aí, ela e os assessores me procuraram. Fiquei superfeliz, ainda mais que Vera elogiou e deu total liberdade para fazer o que quisesse. A única exigência é que mudasse o nome da conta de Vera Holtz para Vera Holtz Irreal;, explica.
Com o mote ;o cotidiano da terceira idade na internet;, Mateus Oliveira fala de tudo um pouco, sobretudo do mundo do entretenimento. ;Só evito política, porque hoje em dia está complicado. Minha intenção não é polemizar, mas divertir as pessoas;, revela.
Os posts mais recorrentes dele se referem às divas pop Lady Gaga, Katy Perry e Lana Del Rey e, especialmente, a personagens de Vera na TV: a professora alcoólatra Santana de Mulheres apaixonadas; Mãe Lucinda de Avenida Brasil; Dona Redonda de Saramandaia; e, claro, a Magnólia de A lei do amor.
Magia
Mateus começou a acompanhar o trabalho da atriz recentemente. Desde que criou o perfil, fez questão de buscar mais informações sobre ela. ;Costumo misturar algumas coisas da minha vida com os posts, então as pessoas ficam sem saber se é verdade ou não. Sabe que mesmo com a revelação da Vera de que não é ela, muita gente ainda acha que é? Acho bacana manter essa magia, esse mistério;, defende.
A atriz não interfere no conteúdo da página. Quando gosta de um post, envia áudios e mensagens elogiosas para Mateus. ;Minha mãe fica pasma todas as vezes que a Vera fala comigo. É difícil para ela, que não é muito ligada em internet e gosta muito de novela, acreditar que a estrela lá da TV me manda mensagens;, diverte-se o adolescente.
Um dos tópicos que mais fazem sucesso no Vera Irreal são os conselhos. ;;O #veraholzaconselha é uma espécie de psicólogo virtual dos seguidores. A ideia de dar dicas veio durante uma noite de insônia. Acabou virando uma constante. Algumas pessoas entram no clima da brincadeira, outras pedem conselhos de verdade. É divertido. Imagina eu, um menino de 17 anos, aconselhando alguém. E sempre com um toque bem-humorado, claro;, brinca. Certa vez, um internauta perguntou: ;@veraholtzirreal, o crush me ignorou durante sete dias... Se eu mandar uma msg pra ele vou ser trouxa?;. Vera respondeu: ;Desligue sua internet, lhe poupará de passar uma vergonha. #VeraHoltzAconselha;. Outro quis saber: ;@veraholtzirreal será que um dia encontro o amor?;. Mateus não titubeou: ;Encontra sim, e se não encontrar, compre uma pizza, ninguém é triste comendo pizza...;
O ;desocupado;quer virar ator
Mateus Oliveira mora com os pais, Gilmara e Raimundo Sobrinho, em Rafael Godeiro, a cerca de 300 quilômetros de Natal. ;Atualmente;, define-se como ;aquele típico desocupado;, que passa o dia ligado na internet e assistindo a séries da Netflix.
No segundo semestre, a moleza vai acabar. Ele passou no vestibular de história e vai estudar teatro. ;Pretendo ser ator. Já fiz teatro amador no colégio, mas lá na universidade, em Mossoró, quero fazer um curso e me aprimorar;, informa.
Aí está, em sua opinião, a semelhança com Vera Holtz, nascida numa cidade do interior paulista. ;Vou sair daqui, assim como ela fez quando foi embora de Tatuí, porque sentia que algo maior lá fora a esperava. Também temos em comum o humor. É uma vibe parecida, acho que por isso as pessoas têm curtido tanto. Já tenho 50 mil seguidores, e a cada dia esse número aumenta. É muito legal;, comemora.