O compositor Tibério Gaspar, um dos grandes nomes da música brasileira, morreu nesta quarta feira (15/2), aos 73 anos, após ficar internado por cerca de 15 dias, em hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), cidade natal do artista. Violinista autodidata, ele se sentiu mal após um show no Teatro Glaucio Fill, no último dia 29.
Gaspar é o nome por trás de grandes sucessos da música popular brasileira, como BR-3, Teletema e Sá Marina - que ganhou reconhecimento na voz de Wilson Simonal, em 1968, e também foi gravada em inglês por Stevie Wonder. As três foram produzidas em parceria com Antonio Adolfo.
O também compositor e instrumentista Antonio Adolfo lamentou, pelo Facebook, a partida do amigo de longa data. "Vamos ficar com a lembrança de Tibério, amigo de todas as horas. Grande poeta, compositor e tantas outras qualidades: justiça, raça, fibra, carisma, dedicação ao próximo, etc. Gostaria de ter sua poesia para poder escrever coisas mais bonitas e profundas, como as que você sempre escreveu e mereceu", publicou.
Durante a carreira, lançou dois discos: Tibério canta Gaspar (2002) e Caminhada (2015). Foi coautor das músicas que fazem parte do álbum homônimo de Guilherme Lamounier, de 1973, como o clássico Será que eu pus um grilo na sua cabeça?. Como produtor musical, dirigiu a cantora Elza Soares, no show Passaporte. Em parceria com Adolfo, também compôs Tema triste, Rosa branca e muitas outras.
Confira Sá Marina, na voz de Wilson Simonal
[VIDEO1]