Diversão e Arte

Adele ou Beyoncé: Quem é a rainha do mundo pop?

A disputa em premiações aumenta a cada ano. A mais recente edição do Grammy esquentou (com respeito) a corrida

Adriana Izel
postado em 19/02/2017 07:00

As carreiras de Adele e Beyoncé nunca haviam se cruzado antes com a intensidade como aconteceu na 59ª edição do Grammy

De um lado está Adele. A cantora e compositora britânica de 28 anos que ficou marcada pelo lançamento de apenas três álbuns, todos sucessos de venda e caracterizados por serem extremamente pessoais. Do outro, está Beyoncé. A cantora de 35 anos se tornou conhecida ao fazer parte do trio Destiny;s Child, depois apostou na carreira solo, se destacou pelas inovações e se transformou na principal showwoman e voz do mundo pop.

As carreiras de Adele e Beyoncé nunca haviam se cruzado antes com a intensidade como aconteceu na 59; edição do Grammy. Quando as indicações foram reveladas, Beyoncé apareceu na liderança, concorrendo em nove categorias. Adele aparecia com cinco indicações, atrás de nomes como Drake, Rihanna e Kanye West, que tiveram oito nomeações cada um. No entanto, na cerimônia de premiação, realizada neste mês em Los Angeles, Adele mostrou que essas indicações não importavam, que a rainha do Grammy era e continuaria a ser ela.

A inglesa levou os cinco prêmios que disputou pelo disco 25: melhor álbum do ano, gravação do ano, música do ano (por Hello), melhor performance solo e melhor álbum vocal pop. Com isso, contabilizou 15 Grammys dos 18 indicados por apenas três álbuns 19 (2008), 21 (2011) e 25 (2015). Talvez, até por isso, não tenha doído nem um pouco para a cantora quebrar um dos troféus para dividir com Beyoncé. ;Para mim, é impossível aceitar esse prêmio (melhor álbum do ano). O álbum Lemonade foi tão monumental;, afirmou durante o discurso de agradecimento antes de quebrar o prêmio e oferecer parte à cantora destacando a importância de Lemonade. ;A forma como você fez com que meus amigos negros se sentissem... É empoderador;, classificou.

Ausência

No currículo de Beyoncé são 22 gramofones, disputados desde os anos 2000, quando ela ainda fazia parte do grupo Destiny;s Child. Neste ano, das nove indicações, levou prêmios em duas categorias: melhor álbum de música contemporânea e melhor videoclipe (por Formation).

O resultado surpreendeu boa parte do público, que se mostrou revoltado com a ausência do nome de Beyoncé na vitória de outras categorias, principalmente, de melhor álbum do ano. ;Todo mundo viu o quanto ela trabalhou e se arriscou para sair da casinha e tornar Lemonade icônico. Também tem o aspecto do que Beyoncé e Lemonade representam para a comunidade negra. Além de o fato de ser um álbum visual que já o coloca à frente de 25;, avalia a social media Carol Ribeiro, 25 anos, fã de Beyoncé.

Isso gerou um embate, Adele e Beyoncé estariam em disputa aberta para o título de rainha do mundo pop? Para o produtor e DJ Wilson Nemov, 27 anos, não. Ele acredita que não há competição entre as cantoras, por estarem em cenários diferentes no mundo da música. ;Acho que talvez o embate seja entre sociedade e indústria. Beyoncé levou significado, mas Adele é o nome que se pensa quando o assunto é mercado e em um mercado que já não se lembra de álbuns de maneira geral. 25 foi a lembrança da capacidade de se vender esse produto e tem seu valor por isso. Mas, artisticamente, elas representam coisas paralelas;, analisa Nemov.

Lemonade foi um dos álbuns mais celebrados de 2016 e isso esteve muito ligado ao fato de Beyoncé ter assumido um discurso mais politizado em que debateu questões como racismo, preconceito e feminismo nas canções, nos clipes e também na turnê Formation.

Além disso, foi inovador ao ter sido divulgado acompanhado de um documentário que unia o clipe de todas as faixas do disco. O DJ Danillo Costa, 26 anos, afirma que achou bem injusto o resultado do Grammy para a cantora Beyoncé. ;Ela conseguiu realizar um trabalho nunca visto na indústria fonográfica. Lemonade é um CD que trouxe debates políticos, mostrou diversas faces de uma Beyoncé até então desconhecida, passou por diversos gêneros musicais, como o country e o rock, tem parcerias incríveis e foi lançado como álbum visual na HBO. Enquanto o ponto alto do 25 é uma música que narra uma ligação de uma mulher que ainda pensa no ex;, comenta o brasiliense, que costuma acompanhar o cenário da música pop internacional.

No entanto, a estratégia de lançamento pode ter influenciado no resultado do Grammy. Beyoncé decidiu lançar Lemonade exclusivamente no serviço de streaming Tidal, plataforma chefiada pelo marido Jay-Z e da qual ela faz parte como uma das artistas sócias. Oficialmente, ela vendeu 2,6 milhões de cópias, segundo dados do site United World Charts. Número menor do que as vendas de 25, de Adele, que obteve, no ano passado, o índice de 4,6 milhões de cópias vendidas.

Além disso, uma questão de racismo foi levantada em torno do resultado. Há 10 anos que um artista negro não conquista a categoria de melhor álbum do ano. Inclusive, neste ano, o artista Chance The Rapper se tornou o primeiro negro desde 1999 a conquistar o prêmio de revelação no Grammy. ;O único Grammy dado a Beyoncé nas principais categorias da premiação foi de melhor canção do ano, por Single ladies. Enquanto Adele e Taylor Swift contam com dois melhores álbuns do ano, cada. Acho que o que aconteceu no Oscar (um boicote dos negros à premiação), precisa acontecer no Grammy. Os artistas negros precisam se mobilizar a respeito da negligência praticada pelo júri do Grammy;, contesta Costa.


PERFIS

Mas, no mundo do pop, quem vence? Confira mais sobre a carreira de Beyoncé e Adele



A disputa em premiações aumenta a cada ano. A mais recente edição do Grammy esquentou (com respeito) a corrida

Beyoncé

Com mais tempo no mundo da música, Beyoncé está em atividade há 20 anos. Começou como vocalista do grupo Destiny;s Child e ficou no grupo até 2002. No ano seguinte, lançou o primeiro álbum da carreira solo, Dangerously in love, que estreou em primeiro lugar na Billboard. Desde então, criou mais cinco álbuns B;Day (2006), I am... Sasha Fierce (2008), 4 (2011), Beyoncé (2013) e Lemonade (2016).

Em cada um, Beyoncé revelou uma faceta da carreira. A artista é lembrada por ter hits dançantes ao mesmo tempo que possui músicas que demandam um alcance vocal. A partir do álbum de 2013, a cantora começou a incorporar em seu trabalho um teor mais politizado, que apareceu de vez em
Lemonade.

Também cabe a Beyoncé uma veia moderna e de showwoman. A cantora surpreendeu o mundo pop em 2013 ao lançar um álbum visual, em que todas as músicas possuíam seus respectivos clipes. A inovação em
Lemonade ficou por conta dos vídeos, que todos juntos contam uma única história. Já o lado showwoman aparece em suas apresentações em premiações e também em suas turnês.

[FOTO4]

Adele

A britânica Adele se lançou no mundo da música em 2008 com o álbum 19. O material vendeu mais de 10 milhões de cópias e jogou luz sobre a artista com hits como Chasing pavements, Make you feel my love e Hometown glory. Após o disco estreante, fez ainda 21 (2011), o álbum que a consagrou na música, e o mais recente, 25 (2015).

O grande diferencial quando Adele apareceu foi o lado mais intimista, com canções autorais e bastante pessoais. Diferentemente dos grandes nomes do pop internacional, para a cantora bastava apenas sua voz, um violão e um palco. O formato agradou a crítica e mais ainda o público, que fez com que Adele se tornasse a artista que mais bateu recordes de vendas de álbuns no mundo.

Entre 2011 e 2015, houve muitos fatos que levaram a pensar que Adele não retornaria ao mercado. A artista precisou fazer uma cirurgia nas cordas vocais e depois teve dificuldades para finalizar o álbum 25 por conta da maternidade. Na época, ela disse no programa Today show: ;Não conseguia ultrapassar a culpa de deixar o meu filho e ir escrever um álbum;.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação