Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Com direito a filme destacado no Oscar, cinemas recebem oito estreias

Filmes nacionais com temas inesperados e dramas comoventes lideram as atrações

Em temporada de Oscar, quando os olhos se voltam para um congraçamento dado como global para a sétima arte, a festa para a (quase) unanimidade chamada La la land ; Cantando estações tem uma ameaça virtual, justamente a maior estreia da semana no circuito de cinema: Moonlight ; Sob a luz do luar. Candidato a oito estatuetas douradas da Academia, o filme de Barry Jenkins pode ser a surpresa da cerimônia de 2017, a 89; na história de Hollywood.

Rearranjando elementos raros para produções nacionais, Bugigangue no espaço e Internet ; O filme são opções para quem prestigia o entretenimento brasileiro. O primeiro filme é uma animação em 3D, que reúne crianças e alienígenas. Noutra investida, Internet ; O filme homenageia a busca desenfreada por popularidade por parte dos youtubers. Na linha da ação e do thriller, há dois exemplares, a partir de hoje na telona: A lei da noite e A grande muralha, respectivamente, com os astros Ben Affleck e Matt Damon.

[VIDEO1]

Moonlight ; Sob a luz do luar
Ainda um nome pouco conhecido, o diretor Barry Jenkins angariou a simpatia, praticamente de imediato, da crítica e do público norte-americanos, além de surpreender ao conquistar com Moonlight, oito indicações ao Oscar, entre elas as de filme, direção e roteiro. A partir de US$ 5 milhões de investimento, o filme independente trata de três fases distintas do personagem Chiron, o ;Little; ; pela ordem, interpretado por Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes. Destacado pelas atuações de coadjuvantes, no Oscar, Moonlight conta ainda com os indicados Mahershala Ali e Naomie Harris.

[VIDEO2]

A grande muralha
Quase aos 70 anos de idade, o reconhecido diretor chinês Zhang Yimou ; que deu ao cinema títulos de beleza singular, como Lanternas vermelhas ; fez a estreia no cinema de Hollywood, com a maior coprodução já realizada entre China e Estados Unidos. Preso por um exército intitulado A Ordem sem Nome, o protagonista William Garin (Matt Damon) vive um pesadelo dentro de uma verdadeira fortaleza. Junto com o personagem de Willem Dafoe, obcecado por escapar da muralha, o guerreiro mercenário William tem pela frente mais limitações: criaturas misteriosas ameaçam quebrar um cerco de proteção.

[VIDEO3]

Monster trucks
Uma pequena cidade ainda desconhece a existência de uma inacreditável criatura que se alimenta de petróleo, no início do longa Monster trucks, dirigido por Chris Wedge. Famoso por comandar tramas como as das animações Robôs (2005) e A era do gelo (2002), Wedge mostra um ecossistema ameaçado, na nova aventura, idealizada como programa de cinema para a família. Na fantasia protagonizada por Lucas Till (astro da série cinematográfica dos X-Men), uma empresa que busca petróleo esbarra nos interesses de um jovem que administra a construção de engenhocas de caminhões feitos com sucata.

[VIDEO4]

Internet ; O filme
O filme de estreia do diretor Fillipo Capuzzi Lapietra tem, na verdade, origem nas redes sociais. A partir de oito esquetes compartilhados, aos milhares, na internet, veio a base do longa detido no exame de uma convenção de youtubers que buscam a fama a qualquer preço. Corroteirizado por Rafinha Bastos, o longa tem no elenco personalidades como Julio Cocielo, Pathy dos Reis, Filipe Castanhari e PC Siqueira.

[VIDEO5]

Bugigangue no espaço
Primeiro cineasta brasileiro a fazer uso de tecnologia D-Box, que resulta naquele detalhe das projeções de cinema no qual há vibrações de poltronas, Ale McHaddo está à frente de Bugigangue no espaço. Com apelos bem populares que citam mitos brasileiros como o E.T. de Varginha e uma gangue de chupa-cabras, o filme coloca os amigos dos protagonistas Gustavinho e Fefa tomando parte de um grupo dissidente de alienígenas chamado Invas. No centro das ameaças à Terra, está o vilão Gana Golber. Entre as curiosidades do filme em 3D, merece destaque o uso de 350 horas extras de estúdio para a sincronicidade entre a fita e os equipamentos D-Box.

Bwakaw
Em alta, com a projeção de cineastas do porte de Lav Diaz (premiado no Festival de Locarno) e de Brillante Mendoza (Em nome de Deus), o cinema filipino tem característica múltipla dos dramas que lhe renderam prestígio. A confirmação está na comédia assinada por Jun lana, Bwakaw, que estreia de hoje. Na trama René é um idoso, que vive isolado de meios sociais, tendo como companhia o cachorro Bwakaw. Gay, que assumiu a sexualidade há pouco, ele acredita estar morrendo, e trata de antecipar o testamento. Com Bwakaw doente, René, pela circunstância, conhece Sol, um homem capaz de lhe apresentar um novo horizonte de vida.


Marguerite e Julien: Um amor proibido
Atriz e diretora destacada para o Festival de Cannes e para a 40; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a francesa Valérie Donzielle cerca um tabu, no mais recente longa: o incesto. Estrelado pela dupla Ana;s Demostier e Jérémie Elka;m, o filme se baseia em trama real transcorrida no século 17. Filhos da família Tourlaville, Marguerite e Julien ganharam um filme triste e que incorpora alguns elementos bem modernos, especialmente na trilha sonora.

[VIDEO6]


A lei da noite
Depois de sucessos como diretor de longas premiados, entre os quais Argo e Atração perigosa, o cineasta Ben Affleck amarga o fracasso (no mercado norte-americano) com A lei da noite, thriller que ainda nem bateu a casa dos US$ 11 milhões em bilheterias. Com ambientação em Tampa, a trama vem de enredo da literatura de Dennis Lehane (famoso por Sobre meninos e lobos). Joe (interpretado por Affleck) é um veterano da Primeira Guerra Mundial que desafia a rígida educação recebida em casa, pelo fato de ser filho de um superintendente de polícia. Com senso de justiça peculiar, ele aposta no mercado de rum comercializado por meios ilegais.