Diversão e Arte

Veja quem são os favoritos ao Oscar

Ricardo Daehn
postado em 26/02/2017 08:52

O Oscar reservado aos atores este ano parece pouco inclinado a cair nas mãos de estreantes. De todos, a exceção fica com Mahershala Ali ; reconhecido pelas obras de tevê ; que deve ficar com a estatueta de melhor ator coadjuvante, por Moonlight: sob a luz do luar. No mais, as cartas estão quase marcadas, apontando para a vitória de Denzel Washington (já indicado em outras seis ocasiões) ; maior concorrente para o ator é Casey Affleck; Emma Stone (perdedora, há dois anos, com Birdman) e Viola Davis (na terceira indicação ao Oscar). Na disputa por melhor direção, entretanto, o momento favorece a renovação, e o jovem Damien Chazelle, de La la land, é o cara.

DIRETOR

Favorito ; Damien Chazelle

Delbert Mann, Robert Redford, James L. Brooks, Kevin Costner, Sam Mendes e... muito provavelmente, Damien Chazelle (de La la land) estão no seleto grupo de diretores a conquistar o Oscar, logo de cara, na primeira indicação. Além disso, Chazelle, aos 32 anos, pode se tornar o mais jovem vitorioso, desbancando Norman Taurog (Skippy), da quarta edição do prêmio. Credenciais ele tem: venceu, entre outros, o Director Guild of America Awards (referente ao sindicato dos diretores), o Globo de Ouro e o Bafta.

[SAIBAMAIS]Candidato de peso ; Barry Jenkins

Aos 37 anos e com apenas um trabalho anterior em longa-metragem, o americano nascido em Miami conquistou, por Moonlight, nada menos que o National Board of Review ; distinção de um corpo de especialistas tarimbados na indústria do cinema ; como melhor diretor. Para além da vitória no segmentado prêmio da Associação dos Críticos Afrodescendentes de Filmes, uma entidade criada há 13 anos, Jenkis ; que, no filme, trata da tardia primeira chance de amor para um rapaz quase trintão ; chamou a atenção de entidades de críticos influentes em Hollywood, como melhor diretor, no circuito Las Vegas, Nova York e Los Angeles. Uma ameça consistente para Damien Chazelle.

Outros candidatos

Kenneth Lonergan (tem chances), por Manchester à beira-mar

Mel Gibson (seria uma surpresa), por Até o último homem

Denis Villeneuve (a zebra), de A chegada

ATOR

Favorito ; Denzel Washington

Um dos indícios fortes para a vitória do astro de Um limite entre nós foi a conquista do prêmio do Sindicato dos Atores. Denzel Washington, em ano de discussão racial acirrada, estampa a sétima indicação, e, se vencer, terá três prêmios Oscar, igualado a Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis e Walter Brennan. O ator que, nas telas, já viveu Malcolm X (1992) tem ainda a favor, para além do protagonista turrão (extraído de texto teatral premiado com o prestigiado troféu Tony), o carisma junto aos votantes da Academia.

Candidato de peso ; Casey Affleck

Há quase 10 anos, o irmão mais novo de Ben Affleck concorreu ao Oscar, como coadjuvante, por O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (2007). Este ano, o recente favoritismo à estatueta, por Manchester à beia-mar, foi pelo ralo, pelo que seria um crime nunca formalizado: um acordo com supostas vítimas livrou o astro de acusações de constrangimentos sexuais. Estritamente atidos à votação pelo desempenho de Affleck no papel do zelador ferido pela vida, os eleitores do Oscar jamais poderiam desconsiderar o ator.

Outros candidatos

Ryan Gosling (tem chances), por La la land ; Cantando estações

Viggo Mortensen (seria uma surpresa), por Capitão Fantástico

Andrew Garfield (a zebra), de Até o último homem

ATRIZ

Favorita ; Emma Stone

Aos 28 anos, a atriz norte-americana encabeça a lista com pompa de vencedora: pelo papel da esforçada candidata a estrela Mia, em La la land, ela levou uma penca de troféus ; desde o oferecido pelo Sindicato dos Atores, passando pelo Globo de Ouro, e, sem esquecimentos, o Bafta (mais importante para os britânicos) e o Festival de Veneza. Sendo o Oscar um prêmio também de indústria, para que desmereceriam toda esta trajetória que coroa uma estrela?

Candidata de peso ; Natalie Portman

Ao lado da francesa Isabelle Huppert (destacada no Globo de Ouro como atriz dramática), Natalie Portman coletou prestígio junto ao círculo de críticos americanos; e uma das duas tem, sim, cacife para estragar a festa de Emma Stone. Além de encabeçar uma atuação dotada de nuances (no injustiçado filme do chileno Pablo Larraín), Portman lida com uma imagem cara aos votantes dos Estados Unidos: a exemplar e forte ex-primeira-dama do governo Kennedy. Portman, vale lembrar, já levou Oscar de atriz, por Cisne negro (2011), tendo sido indicada, também, como coadjuvante por Closer ; Perto demais (2005).

Outras candidatas

Isabelle Huppert (tem chances), por Elle

Meryl Streep (seria uma surpresa), por Florence ; Quem é essa mulher?

Ruth Negga (a zebra), de Loving

Atores coadjuvantes

FAVORITO ; Mahershala Ali

Aos 43 anos, o californiano Mahershala Ali vem a galope, em termos de premiação: até no Festival de Mar del Plata (Argentina), foi dado como melhor ator, e não coadjuvante, por Moonlight. Profissional especialmente de tevê, reconhecido por séries como Luke Cage e House of cards, Ali faturou prêmios do Sindicato dos Atores e da Sociedade Nacional dos Críticos Americanos, entre uma penca de outros. Em Moonlight, ele é uma alma generosa, na tumultuada trajetória de um menino exposto à violência.

Outros concorrentes

Jeff Bridges (tem chances), por A qualquer custo

Lucas Hedges (seria uma surpresa), por Manchester à beira-mar

Michael Shannon (a zebra), de Animais noturnos

FAVORITA ; Viola Davis

Muitos acham que o Oscar destratou a estrela Viola Davis nas edições em que ela perdeu a estatueta, nos casos de Dúvida (2009) e Vidas cruzadas (2012). Agora, com um papel muito naturalista ; de mãe zelosa, capaz de interceder num caso de desgosto familiar ;, Viola tem grandes chances de Oscar, já tendo levado prêmios como o do Sindicato dos Atores e no Globo de Ouro. Além disso, repete um papel que lhe rendeu o Tony, principal deferência no teatro.

Outras concorrentes

Naomie Harris (no páreo), por Moonlight: Sob a luz do luar

Michelle Williams (tem chances), por Manchester à beira-mar

Octavia Specer (seria uma surpresa), por Estrelas além do tempo

Nicole Kidman (a zebra), de Lion ; Uma longa jornada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação