Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Formado em design gráfico, Mário César aborda questão LGBT em quadrinho

Púrpura, publicada recentemente, conta com oito tramas, no conteúdo

Nascido em Brasília, mas atualmente residindo em São Paulo, Mário César, 34 anos, é autor de diversas HQs, além de atuar como ilustrador e designer gráfico. Formado em design gráfico pela UnB, ele conta que começou a se aventurar a criar suas obras no final do curso, apresentando um editorial de uma HQ, e não parou mais. ;Com o passar do tempo ,os quadrinhos foram falando mais alto do que o design gráfico, mas aplico tudo o que aprendi no curso na minha arte;, conta o quadrinista.
Mário teve seu primeiro trabalho publicado pela editora Via Lettera, em uma antologia de quadrinhos nacionais chamada Front. A participação acabou lhe rendendo um emprego na editora. ;Tive uma baita experiência editando outros números da Front, bem como outros quadrinhos brasileiros e edições nacionais de quadrinhos;. Em 2006, a 17; edição da antologia levou o Troféu HQ Mix de publicação Mix em 2006, uma espécie de Oscar dos quadrinhos nacionais.
A obra mais recente de César, Púrpura, publicada pela editora Sesi-SP, traz oito histórias ambientadas nos oito países que falam a língua portuguesa. Lançado na Comic Con Experience do ano passado, a HQ aborda os diversos significados da palavra ;púrpura;. Além desses, o autor tem uma série própria chamada EntreQuadros, cujo quarto volume (Ciranda da solidão) é um dos raros quadrinhos nacionais que abordam temas LGBT, recebendo muitos elogios da crítica e do público.

Mercado
A produção de quadrinhos no Brasil aumentou e se diversificou ao longo dos anos. Mário César comenta que a nova geração tem surpreendido com a qualidade do material produzido e as editoras estão notando um espaço pouco explorado e lucrativo, investindo cada vez mais na produção nacional. ;Há uns 15 anos seria quase impossível achar alguém disposto a publicar algo com a temática LGBT, como o meu livro Ciranda da solidão, por exemplo. Hoje tem muito mais diversidade. Isso é muito positivo;, destaca.
Ele ainda comenta que a internet é uma ótima maneira de divulgar os trabalhos, já que as mídias tradicionais oferecem pouco espaço para esse fim. As redes sociais, as plataformas de crowdfunding e os eventos de quadrinhos como a Comic Con Experience ajudam o público a entrar em contato com os autores. Para mais informações sobre as obras do quadrinista, basta acessar seu site www.masquemario.net.

Púrpura
De Mário César e Pedro Cirne. Editora Sesi-SP. 96 páginas. Preço: R$ 42.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira