Diversão e Arte

Formado em design gráfico, Mário César aborda questão LGBT em quadrinho

Púrpura, publicada recentemente, conta com oito tramas, no conteúdo

Luciano Vellasco *
postado em 27/02/2017 07:34

Púrpura, publicada recentemente, conta com oito tramas, no conteúdo

Nascido em Brasília, mas atualmente residindo em São Paulo, Mário César, 34 anos, é autor de diversas HQs, além de atuar como ilustrador e designer gráfico. Formado em design gráfico pela UnB, ele conta que começou a se aventurar a criar suas obras no final do curso, apresentando um editorial de uma HQ, e não parou mais. ;Com o passar do tempo ,os quadrinhos foram falando mais alto do que o design gráfico, mas aplico tudo o que aprendi no curso na minha arte;, conta o quadrinista.
Mário teve seu primeiro trabalho publicado pela editora Via Lettera, em uma antologia de quadrinhos nacionais chamada Front. A participação acabou lhe rendendo um emprego na editora. ;Tive uma baita experiência editando outros números da Front, bem como outros quadrinhos brasileiros e edições nacionais de quadrinhos;. Em 2006, a 17; edição da antologia levou o Troféu HQ Mix de publicação Mix em 2006, uma espécie de Oscar dos quadrinhos nacionais.
A obra mais recente de César, Púrpura, publicada pela editora Sesi-SP, traz oito histórias ambientadas nos oito países que falam a língua portuguesa. Lançado na Comic Con Experience do ano passado, a HQ aborda os diversos significados da palavra ;púrpura;. Além desses, o autor tem uma série própria chamada EntreQuadros, cujo quarto volume (Ciranda da solidão) é um dos raros quadrinhos nacionais que abordam temas LGBT, recebendo muitos elogios da crítica e do público.

Mercado
A produção de quadrinhos no Brasil aumentou e se diversificou ao longo dos anos. Mário César comenta que a nova geração tem surpreendido com a qualidade do material produzido e as editoras estão notando um espaço pouco explorado e lucrativo, investindo cada vez mais na produção nacional. ;Há uns 15 anos seria quase impossível achar alguém disposto a publicar algo com a temática LGBT, como o meu livro Ciranda da solidão, por exemplo. Hoje tem muito mais diversidade. Isso é muito positivo;, destaca.
Ele ainda comenta que a internet é uma ótima maneira de divulgar os trabalhos, já que as mídias tradicionais oferecem pouco espaço para esse fim. As redes sociais, as plataformas de crowdfunding e os eventos de quadrinhos como a Comic Con Experience ajudam o público a entrar em contato com os autores. Para mais informações sobre as obras do quadrinista, basta acessar seu site www.masquemario.net.

Púrpura
De Mário César e Pedro Cirne. Editora Sesi-SP. 96 páginas. Preço: R$ 42.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação