Diversão e Arte

Estão abertas inscrições para o Prêmio Oceanos de Literatura

Livros de poesia, prosa de ficção, dramaturgia e crônica podem participar da edição 2017 do prêmio

postado em 02/03/2017 13:40
José Luís Peixoto: Vencedor do Prémio 'Oceanos' 2016 com o romance 'Galveias'
O núcleo Itaú Cultural anunciou na manhã desta quinta-feira (2/3), em coletiva à imprensa, a abertura das inscrições do Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. O encontro, que reuniu representantes das principais editoras brasileiras, foi liderado pelo diretor do instituto, Eduardo Saron, ao lado dos curadores do Oceanos, Ana Sousa Dias, Manuel da Costa Pinto e Selma Caetano.

Além da abertura, os curadores anunciaram a internacionalização do prêmio e a importância deste passo na cena literária. A Oceanos é válida para todos os livros escritos originalmente em língua portuguesa e publicados em qualquer país. A mostra literária recebe inscrições de livros de poesia, prosa de ficção, dramaturgia e crônica.

Desde o ano passado, as obras podem ser inscritas na versão digital e concorrer a livros publicados nesta categoria. Cada obra é analisada por três jurados diferentes, entre eles, especialistas em literatura brasileira, portuguesa e africana. As inscrições serão abertas oficialmente na sexta-feira (4), a partir da 0h, e serão feitas por meio do site: www.itaucultural.org.br/oceanos2017.

;Somos incentivadores da leitura e do livro em língua portuguesa. Em um país onde o índice de leitores é baixo, é importante contribuir para ter mais brasileiro lendo mais;, explica Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural em comunicado oficial. E completa: "Da mesma forma, é necessário incentivar a leitura e o livro transcendendo o oceano entre os países que têm o português como língua comum".


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação