Bem se sabe que a gastronomia é cultura e, como filão mercadológico, abocanha cada vez mais fãs. Esse crescimento na busca por produtos relacionados ao setor não se limita à presença física dos comensais nos restaurantes badalados do momento, ao investimento em livros de receitas ou horas à frente de programas de televisão com competições que tem a mesa como pano de fundo. O bom resultado também se estende à internet. Mais precisamente ao YouTube, plataforma conhecida por democratizar o acesso e a produção de vídeos, sejam os amadores, sejam os profissionais.
Quando a palavra culinária é procurada na rede socia,l aparecem cerca de 700 mil resultados. O termo gastronomia traz outros 600 mil vídeos. O número deve aumentar porque, com cada vez mais constância, chefs do formato tradicional migram para a web. Foi o que aconteceu com Bela Gil, conhecida pela linha natureba executada no programa Bela cozinha, do GNT, que, desde o ano passado, tem um canal só dela. O mesmo movimento se repetiu com o músico João Gordo, que migrou da cena punk para desvendar o beabá da comida vegana, com o canal Panelaço.
[SAIBAMAIS]Antes disso, inúmeros cozinheiros fizeram fama sem nunca ter pisado em grandes emissoras. Nomes desconhecidos para alguns, Danielle Noce, José Almiro e Otávio Albuquerque conseguem milhões de seguidores por ter, em comum, um formato leve e divertido de ensinar quem os assiste a cozinhar. Acessados pelo computador ou smatphone, vão do básico arroz com feijão, à delicada confeitaria francesa. Tem canal para todos os gostos. Fizemos uma seleção de rostos conhecidos na internet, de diferentes nichos. Escolha o preferido e dê o play.
Os geeks
Canal Rolê Gourmet
Número de inscritos: 1 milhão
Receita mais assistida: Batata chips (3,2 milhões de visualizações)
[VIDEO1]
Perfil: Juntos, PC Siqueira (um dos primeiros youtubers do país) e Otávio Albuquerque se propõem a cozinhar de maneira simples, rápida e com humor. As preparações não seguem uma linha específica. Vão do hambúrguer de siri, do desenho animado Bob Esponja ao hot-dog exageradamente recheado feito em parceria com a apresentadora e atriz Carolina Ferraz. Aliás, é comum que a dupla receba convidados nas gravações.
Quando: Uma vez por semana, sem dias fixos.
A formiguinha
Canal Danielle Noce
Número de inscritos: 1,4 milhão
Receita mais assistida: Bolo mousse de chocolate (1,3 milhão de visualizações)
[VIDEO2]
Perfil: Conhecida como a youtuber que ;mataria por uma sobremesa;, Danielle Noce é formada em confeitaria pela escola francesa École Lenôtre. Ela tem três livros publicados sobre o assunto e, na internet, divulga receitas um pouco mais complexas, mas que valem cada minuto investido. A apresentação é um dos fatores que a vlogueira mais leva em consideração. De encher os olhos, as sobremesas começam a dividir espaço com os vídeos de viagem que Dani faz com o marido, o fotógrafo Paulo Cuenca.
Quando: Quatro vezes por semana, sem dias fixos.
O punk
Canal Panelaço
Número de inscritos: 179 mil
Receita mais assistida: Peixe de tofu com participação de Mano Brown (1,5 milhão de visualizações)
[VIDEO3]
Perfil: De ícone punk a cozinheiro. João Gordo apresenta o canal com foco em receitas veganas, livres de ingredientes de origem animal, com convidados que mudam semanalmente. Além do rapper Mano Brown e do MC Criolo, já passaram por lá o youtuber Filipe Nascimento (criador do primeiro canal de culinária voltado para receitas no micro-ondas, o Micro Sobrevivência) e até o chef Alex Atala, com quem o músico e aspirante a cozinheiro fez uma moqueca sem peixe.
Quando: Toda quinta-feira.
O pioneiro
Canal Ana Maria Brogui
Número de inscritos: 2,5 milhões
Receita mais assistida: Como fazer Doritos (3,9 milhões de visualizações)
[VIDEO4]
Perfil: É, definitivamente, um dos canais com maior periodicidade de postagem, graças a um esforço de Caio Novaes de comprovar que a cozinha pode ser mais acessível do que se imagina. Um dos trunfos é desmistificar receitas de grandes marcas. Novaes tem o desafio de ensinar o público a criar versões caseiras do salgadinho Doritos ao indefectível Big Mac, do McDonald;s, passando por Nutella, Yakult e Kinder Ovo.
Quando: Diariamente, às 20h.
Os românticos
Canal Cozinha para 2
Número de inscritos: 255 mil
Receita mais assistida: Arroz à parmegiana (560 mil visualizações)
[VIDEO5]
Perfil: Para o casal Carol Thomé e Duca Mendes, cozinhar é uma forma de demonstrar amor. Por conta disso, ensinam como os momentos ao redor do fogão podem ser descomplicados: a maioria das combinações nem precisa de fogo, por exemplo. Algumas sugestões, como a palha italiana de biscoito Oreo, tem o mínimo de ingredientes (três, nesse caso) para quem quer surpreender o parceiro mas não possui tantas habilidades gastronômicas.
Quando: Sem data definida.
O carnívoro
Canal O prazer da carne
Número de inscritos: 99 mil
Receita mais assistida: Costela no saco de papel (596 mil visualizações)
[VIDEO7]
Perfil: Com jeito informal, José Almiro ensina toda a sorte de truques relacionados aos prazeres da carne. As dicas vão de temperos simples ; para a boa e a velha picanha ;, até truques para assar cortes menos comuns de irem à brasa, como a tilápia e o salmão.
Quando: Sem data definida.
A exuberante
Canal Dulce Delight
Número de inscritos: 423 mil
Receita mais assistida: Bolo naked ou ;pelado; red velvet (905 mil visualizações)
[VIDEO6]
Perfil: Criado em 2010, o Dulce Delight se proclama o primeiro canal no YouTube dedicado a confeitaria no Brasil. Com Raiza Costa na apresentação, os vídeos estão disponíveis em português e em inglês. A confeiteira mora em Nova York há anos, onde fez faculdade de cinema. A formação acadêmica explica o primor dos vídeos, que, de tão charmosos, a levaram ao canal GNT, em que apresenta o programa Rainha da Cocada.
Quando: Sem data definida.
A apressada
Canal Receitas de Minuto
Número de inscritos: 547 mil
Receita mais assistida: Como fazer panqueca (1,9 milhão de visualizações)
[VIDEO8]
Perfil: O nome é basicamente autoexplicativo. Gisele Souza mostra o beabá de criações simples para quem não tem tempo a perder. O sucesso foi tamanho que a cozinheira entrou para a lista de parceiros do canal Tastemade (um dos maiores do segmento). Gisele tem também um blog homônimo e é autora de Truques de cozinha que ninguém te conta (Belas Letras).
Quando: Segundas e quintas, às 10h.