Diversão e Arte

Dê o play e bom apetite! Conheça canais de gastronomia no YouTube

Filão de sucesso no YouTube, os canais de culinária saciam todo tipo de espectador. Dos geeks aos apressados, veja qual se encaixa no seu perfil

Rebeca Oliveira
postado em 07/03/2017 07:32

Carol Thomé e Duca Mendes, do canal no Youtube Cozinha para 2

Bem se sabe que a gastronomia é cultura e, como filão mercadológico, abocanha cada vez mais fãs. Esse crescimento na busca por produtos relacionados ao setor não se limita à presença física dos comensais nos restaurantes badalados do momento, ao investimento em livros de receitas ou horas à frente de programas de televisão com competições que tem a mesa como pano de fundo. O bom resultado também se estende à internet. Mais precisamente ao YouTube, plataforma conhecida por democratizar o acesso e a produção de vídeos, sejam os amadores, sejam os profissionais.

Quando a palavra culinária é procurada na rede socia,l aparecem cerca de 700 mil resultados. O termo gastronomia traz outros 600 mil vídeos. O número deve aumentar porque, com cada vez mais constância, chefs do formato tradicional migram para a web. Foi o que aconteceu com Bela Gil, conhecida pela linha natureba executada no programa Bela cozinha, do GNT, que, desde o ano passado, tem um canal só dela. O mesmo movimento se repetiu com o músico João Gordo, que migrou da cena punk para desvendar o beabá da comida vegana, com o canal Panelaço.

[SAIBAMAIS]Antes disso, inúmeros cozinheiros fizeram fama sem nunca ter pisado em grandes emissoras. Nomes desconhecidos para alguns, Danielle Noce, José Almiro e Otávio Albuquerque conseguem milhões de seguidores por ter, em comum, um formato leve e divertido de ensinar quem os assiste a cozinhar. Acessados pelo computador ou smatphone, vão do básico arroz com feijão, à delicada confeitaria francesa. Tem canal para todos os gostos. Fizemos uma seleção de rostos conhecidos na internet, de diferentes nichos. Escolha o preferido e dê o play.



Os geeks
Canal Rolê Gourmet
Número de inscritos: 1 milhão
Receita mais assistida: Batata chips (3,2 milhões de visualizações)

[VIDEO1]

Perfil: Juntos, PC Siqueira (um dos primeiros youtubers do país) e Otávio Albuquerque se propõem a cozinhar de maneira simples, rápida e com humor. As preparações não seguem uma linha específica. Vão do hambúrguer de siri, do desenho animado Bob Esponja ao hot-dog exageradamente recheado feito em parceria com a apresentadora e atriz Carolina Ferraz. Aliás, é comum que a dupla receba convidados nas gravações.
Quando: Uma vez por semana, sem dias fixos.



A formiguinha
Canal Danielle Noce
Número de inscritos: 1,4 milhão
Receita mais assistida: Bolo mousse de chocolate (1,3 milhão de visualizações)

[VIDEO2]

Perfil: Conhecida como a youtuber que ;mataria por uma sobremesa;, Danielle Noce é formada em confeitaria pela escola francesa École Lenôtre. Ela tem três livros publicados sobre o assunto e, na internet, divulga receitas um pouco mais complexas, mas que valem cada minuto investido. A apresentação é um dos fatores que a vlogueira mais leva em consideração. De encher os olhos, as sobremesas começam a dividir espaço com os vídeos de viagem que Dani faz com o marido, o fotógrafo Paulo Cuenca.
Quando: Quatro vezes por semana, sem dias fixos.




O punk

Canal Panelaço
Número de inscritos: 179 mil
Receita mais assistida: Peixe de tofu com participação de Mano Brown (1,5 milhão de visualizações)

[VIDEO3]

Perfil: De ícone punk a cozinheiro. João Gordo apresenta o canal com foco em receitas veganas, livres de ingredientes de origem animal, com convidados que mudam semanalmente. Além do rapper Mano Brown e do MC Criolo, já passaram por lá o youtuber Filipe Nascimento (criador do primeiro canal de culinária voltado para receitas no micro-ondas, o Micro Sobrevivência) e até o chef Alex Atala, com quem o músico e aspirante a cozinheiro fez uma moqueca sem peixe.
Quando: Toda quinta-feira.




O pioneiro

Canal Ana Maria Brogui
Número de inscritos: 2,5 milhões
Receita mais assistida: Como fazer Doritos (3,9 milhões de visualizações)

[VIDEO4]

Perfil: É, definitivamente, um dos canais com maior periodicidade de postagem, graças a um esforço de Caio Novaes de comprovar que a cozinha pode ser mais acessível do que se imagina. Um dos trunfos é desmistificar receitas de grandes marcas. Novaes tem o desafio de ensinar o público a criar versões caseiras do salgadinho Doritos ao indefectível Big Mac, do McDonald;s, passando por Nutella, Yakult e Kinder Ovo.
Quando: Diariamente, às 20h.




Os românticos
Canal Cozinha para 2
Número de inscritos: 255 mil
Receita mais assistida: Arroz à parmegiana (560 mil visualizações)

[VIDEO5]

Perfil: Para o casal Carol Thomé e Duca Mendes, cozinhar é uma forma de demonstrar amor. Por conta disso, ensinam como os momentos ao redor do fogão podem ser descomplicados: a maioria das combinações nem precisa de fogo, por exemplo. Algumas sugestões, como a palha italiana de biscoito Oreo, tem o mínimo de ingredientes (três, nesse caso) para quem quer surpreender o parceiro mas não possui tantas habilidades gastronômicas.
Quando: Sem data definida.




O carnívoro
Canal O prazer da carne
Número de inscritos: 99 mil
Receita mais assistida: Costela no saco de papel (596 mil visualizações)

[VIDEO7]

Perfil: Com jeito informal, José Almiro ensina toda a sorte de truques relacionados aos prazeres da carne. As dicas vão de temperos simples ; para a boa e a velha picanha ;, até truques para assar cortes menos comuns de irem à brasa, como a tilápia e o salmão.
Quando: Sem data definida.




A exuberante

Canal Dulce Delight
Número de inscritos: 423 mil
Receita mais assistida: Bolo naked ou ;pelado; red velvet (905 mil visualizações)

[VIDEO6]

Perfil: Criado em 2010, o Dulce Delight se proclama o primeiro canal no YouTube dedicado a confeitaria no Brasil. Com Raiza Costa na apresentação, os vídeos estão disponíveis em português e em inglês. A confeiteira mora em Nova York há anos, onde fez faculdade de cinema. A formação acadêmica explica o primor dos vídeos, que, de tão charmosos, a levaram ao canal GNT, em que apresenta o programa Rainha da Cocada.
Quando: Sem data definida.



A apressada

Canal Receitas de Minuto
Número de inscritos: 547 mil
Receita mais assistida: Como fazer panqueca (1,9 milhão de visualizações)

[VIDEO8]

Perfil: O nome é basicamente autoexplicativo. Gisele Souza mostra o beabá de criações simples para quem não tem tempo a perder. O sucesso foi tamanho que a cozinheira entrou para a lista de parceiros do canal Tastemade (um dos maiores do segmento). Gisele tem também um blog homônimo e é autora de Truques de cozinha que ninguém te conta (Belas Letras).
Quando: Segundas e quintas, às 10h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação