Diversão e Arte

Lenda do rock, Chuck Berry morre aos 90 anos nos Estados Unidos

Considerado um dos "pais" do rock'n'roll, músico faleceu no estado do Missouri, nos EUA

Rebeca Oliveira
postado em 18/03/2017 19:30

Chuck Berry em premiação na Alemanha, em 2008

Ganhador do Grammy e considerado um dos "pais" do rock;n;roll, o músico Chuck Berry faleceu aos 90 anos no estado do Missouri, nos Estados Unidos, neste sábado (18/3).

[SAIBAMAIS]

O departamento de polícia do estado americano divulgou a informação em publicação no Facebook. Segundo a postagem, foi recebido um chamado de emergência médica na casa do artista, mas o músico foi encontrado sem sinais vitais por volta das 12h.

Ele não respondeu a reanimação cardíaca. Ainda não se sabe a causa da morte.

Com sete décadas de carreira, Chuck Berry ficou conhecido por emplacar vários hits, dentre os quais o clássico Johnny B Goode, lançado em 1958. Ele fez história por misturar, como poucos, a música country e o blues, criando uma sonoridade única. Não à toa, a revista Rolling Stone o considerou o quinto maior artista musical de todos os tempos.

[VIDEO1]

Sweet little sixteen e You never can tell são outras faixas marcantes de Chuck Berry, nascido em 18 de outubro de 1926 em St. Louis, no Missouri.

Apesar da idade avançada, a lenda do rock nunca se deixou abater pelo cansaço. No ano passado, ao completar 90 anos, anunciou que estava trabalhando em material inédito. Tratava-se do disco Chuck, que chegará às lojas em 2017 pela gravadora Dualtone Records. O último disco é Rock it, de 1979.

No Twitter, a repercussão da morte de Chuck Berry é um dos assuntos mais comentados no Brasil e do mundo. De anônimos a artistas, é grande a comoção para uma última homenagem ao guitarrista, cantor e compositor.

[VIDEO2]

[VIDEO3]

Confira momentos marcantes na vida de Chuck Berry

1950

Depois de tocar guitarra para conseguir uma renda extra na noite, em gêneros que vão do jazz até a música latina, passa a integrar a Johnny Johnson Trio. Na mesma década, foi apresentado a executivos da Chess Records. Com a gravadora, produziu Maybellene, uma música que o fez estourar nas rádios, na tevê e até no cinema, com participação no filme Rock rock rock e Mr. Rock n Roll. Sem dúvida, foi a década mais produtiva da longeva carreira.

1962

É preso por entrar com uma menor de idade mexicana nas fronteiras americanas com propósitos sexuais. Ficou um ano e meio detido e reapareceu com os hits No particular place to go e Promised land.

1970

A música My ding-a-ling fica nas paradas de sucesso. No final da década, é convidado pelo presidente Jimmy Carter para tocar na Casa Branca.

1980

Em 1985, ganha o Grammy pela conjunto da obra. Dois anos mais tarde, entra para a Calçada da Fama de Hollywood.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação