Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantora Jô Alencar faz show em homenagem a compositores brasileiros

Sob o nome de 'Antologia singular', a apresentação tem canções de Cartola e Chico Buarque

Com ou sem chuva, o Feitiço Mineiro promete uma noite de muita diversidade musical. Jô Alencar apresenta o show Antologia singular, que conta com interpretação de obras de grandes compositores brasileiros ; como Cartola, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Nelson Cavaquinho ; e composições próprias da intérprete cearense, que canta desde os 14 anos de idade. Jô é acompanhada por Luiz Duarte (violão), Jhonny Rodergas (percussão) e Doni Alcântara (baixo acústico).

E a diversidade não para por aí: também serão feitas interpretações de músicas afros, um resgate do disco Brasilidades e uma homenagem à cantora chilena Violeta Parra: ;Faço com que esse show tenha diferentes caminhos estéticos, como busca da unidade pela diversidade. Ele é muito impactante, porque eu procuro colocar as coisas com muita delicadeza e, ao mesmo tempo, muita firmeza de convicção;, explica Jô.

Músico profissional desde que tinha 18 anos, Luiz Duarte tem uma parceria de mais de cinco anos com Jô Alencar. Entre os vários projetos produzidos em conjunto, está o álbum Brasilidades. ;A proposta do Brasilidades foi gravar com músicos exclusivamente de Brasília e explorar vários estilos diferentes, dentro das diversas facetas da música brasileira;, ressalta o violonista. O trabalho reúne faixas de bossa nova, bolero, samba-canção e outros gêneros. ;O que eu quis enfatizar e resgatar foram canções e ritmos que representassem a influência que eu tive do que eu aprendi e escutei durante a minha vida inteira;, completa a cearense.

Para o próximo álbum, que também terá Luiz como arranjador, Jô Alencar planeja que metade das músicas sejam de composições dela e de parceiros, enquanto o restante seja composto por canções de domínio público, com o resgate de algumas cirandas e maracatu.

No show de hoje, o público pode esperar por um repertório com músicas como Gracias a la vida (Violeta Parra), Arrastão (Edu Lobo), Consolação (Baden Powell), Bandoleiro (Luli e Lucina) e Abanã (Jô Alencar).

Antologia singular

Feitiço Mineiro (306 Norte, Bl. B). Hoje, às 21h. Show da cantora Jô Alencar, acompanhada dos músicos Luiz Duarte, Doni Alcântara e Jhonny Rodergas. Valor: R$ 25 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos.

Estagiária sob supervisão de Severino Francisco