Diversão e Arte

Há 5 anos, 'Jogos vorazes' estreava no Brasil; lembre curiosidades do filme

A história de Katniss Everdeen, em Jogos vorazes, cativou fãs ao redor do mundo e se consagrou como uma das maiores sagas da atualidade

postado em 23/03/2017 13:50
Primeiro longa estreou em 2012
Os fãs da fraquia Jogos vorazes devem estar se sentindo nostalgicos. São exatos cinco anos que a história da rebelde Katniss estreou nos cinemas. Jogos vorazes é uma série de filmes baseada nos livros homônimos da autora norte-americana Suzanne Collins.
[SAIBAMAIS]Dividido em quatro filmes (Jogos vorazes, Em chamas, A esperança parte 1 e A esperança parte 2), Jogos vorazes conta a história de Katniss Everdeen, uma adolescente de 16 anos que vivia em um futuro pós-apocalíptico. Nesta realidade, a América do Norte foi dividida em 12 distritos diferentes, dominados pela capital Panem. Para pagar uma dívida histórica, todos os anos, dois jovens (os tributos) de cada distrito são convocados para participar dos Jogos vorazes - um reality show em que os participantes precisam matar para sobreviver. O participante que se mantém vivo até o fim, ganha o jogo e conquista benefícios para o seu distrito.
Separamos algumas curiosidades sobre a produção e os bastidores da saga que marcou uma geração de fãs pelo mundo.

1- É uma das sagas mais famosas da atualidade. Começou em 2008, com o lançamento do livro Hunger games da escritora Suzanne Collins. A história da adolescente pobre que precisa sobreviver a um reality show pós-apocalíptico conquistou fãs em todo o mundo. O primeiro filme, que é uma adaptação do primeiro livro, estreou em março de 2012.

Capa do livro The hunger games

2- Os livros da saga The hunger games foram traduzidos em mais de 25 línguas e os direitos autorais já foram vendidos em mais de 30 países. O primeiro volume Jogos vorazes ficou na lista dos best-sellers do jornal New York Times por mais de 100 semanas. Mais de 200 mil cópias foram vendidas, somente no Brasil.

3- Jennifer Lawrence disputou o papel de protagonista com uma lista extensa de atrizes, como Abigail Breslin, Emma Roberts e Chloe Moretz.

4- Katniss recebeu esse nome por conta de uma planta aquática comestível que é conhecida como ;cabeça de flecha;.

5- Jennifer Lawrence chegou perto de ficar surda durante as filmagens. Ela teve inúmeras infecções de ouvido enquanto mergulhava para fazer as cenas do filme Jogos vorazes ; Em chamas.

6- A caracterização do personagem Effie foi uma das mais longas e difíceis de fazer. Apenas suas unhas demoraram 45 minutos para serem concebidas.

7- Os principais atores tiveram que mudar a cor de seus cabelos para o filme. Liam Hemsworth e Jennifer Lawrence, loiros por natureza, tiveram que tingir os cabelos de castanho.

8- Existe um livro de receitas não oficial de Jogos vorazes, com o qual é possível preparar os pratos da terra de Panem. O livro tem 150 receitas, incluindo a sopa Groosling, cordeiro, figo e guisado de oliva.

9- O primeiro filme da saga se tornou o terceiro maior em vendas antecipadas de ingressos, perdendo apenas para Crepúsculo e para Harry Potter.

10- Jogos vorazes estreou em março de 2012, arrecadando US$ 211,8 milhões em apenas um fim de semana, e tornando-se a maior estreia de uma franquia fora da época de feriado ou verão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação