Irlam Rocha Lima
postado em 03/04/2017 07:30
Ultimamente, Marina de La Riva tem se envolvido com projetos que celebram nomes exponenciais da música popular brasileira. Em 2016, juntou-se a Zizi Possi e Ney Matogrosso num show em que cantavam com Chico Buarque de Holanda. Agora, ela está lançando um álbum no qual presta tributo a Dorival Caymmi.
Gravado ao vivo no Red Bull Studios, em São Paulo, o disco ; que sai também no formato digital ; intitulado Rainha do mar ; Marina de La Riva canta Caymmi, é resultado de projeto iniciado em 2014, ano de comemoração do centenário do genial compositor baiano. ;Para homenageá-lo, fiz quatro shows no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Depois, o levei em turnê por outras cidades brasileiras, e também Macau e Hong Kong, na China. Em todos os lugares, obtive ótima resposta do público. Aí, senti que o projeto tinha muita força;.
A cantora , nascida no Rio de Janeiro, filha de pai cubano e mãe mineira, ouviu Caymmi pela primeira vez na infância; e, coincidentemente, a música era Marina. ;Na adolescência, ao me deter sobre a obra do mestre, fiquei fascinada por suas criações e me apaixonei por aquele canto doce, terno e nostálgico, que é saudade pura que emanava de sua voz;, lembra.
Marina decidiu fazer o registro do show no retorno ao Brasil, vindo da China. Para tanto, teve o incentivo do percussionista baiano Ricardo Valverde, o diretor musical dela. Foi um processo longo até chegar ao disco, pois quis ser muito cuidadosa para colocar minhas ideias naquele território, visitado antes por cantoras da importância de Gal Costa e Rosa Passos, ambas baianas;, explica.
Na visão de Marina, ;o repertório transita entre as forças da natureza, a espiritualidade, os afetos profundos e a jocosidade das personagens femininas;. Ela acrescenta: ;Na escolha das músicas, prevaleceu a minha intuição;. Entre as que passaram pelo filtro da cantora, há clássicos irrefutáveis como O bem do mar, Saudade da Bahia, Um vestido de bolero, Rosa Morena, Doralice e, claro, Marina.
Em algumas faixas há medleys, como Canto a Yemanjá e Rainha do mar, Sargaço mar e Oração à rainha do mar, Canção de Nanã e Oração de Mãe Menininha. Em outras, às criações de Caymmi se juntam músicas que fazem parte do universo sonoro da intérprete. É doce morrer no mar, por exemplo, está ao lado de Afonsina y el mar (Ariel Ramirez e Felix Luna); e o mesmo se dá entre Só louco e Dos Gardenias, do Buena Vista Social Club.
Há algumas participações especiais em Rainha do mar. Ney Matogrosso divide com Marina a interpretação de Só louco e Dos Gardenias; e João Donato canta com ela Marina. A voz de Danilo Caymmi é ouvida em O bem do mar e Oração de Mãe Menininha. E foi ele quem deu o aval da família para o projeto. ;Quando terminamos de gravar os nossos duos, Danilo, com sua afetuosa generosidade, disse: ;Alguém lá em cima deve estar gostando;; , conta emocionada, a cantora. ;Nesse trabalho, dividi momentos com queridos amigos e músicos, que acreditaram no projeto;, acrescenta. Um mergulho da cantora no mar de Fernando Noronha é mostrado na capa do álbum.
Rainha do mar ; Maria de La Riva canta Caymmi
CD com 13 fixas e participação de João Donato, Ney Matogrosso
e Danilo Caymmi. Lançamento Universal Music. Preço médio:
R$ 29,90