Diversão e Arte

Casa da Cultura Digital lança projeto para mapear autores e editoras

Projeto e-cêntrica busca fazer um mapeamento de autores e autoras independentes e pequenas editoras

postado em 03/04/2017 13:40
Cadastro está disponível até 20 de abril
A Casa da Cultura Digital (GO) realiza até 20 de abril um mapeamento de autores e pequenas editoras em todo o Brasil para a implementação do projeto e-cêntrica, uma rede nacional que busca estratégias de circulação da produção gráfica e literária independente.

A ideia do projeto é ampliar a visibilidade do trabalho realizado pelos profissionais, com prioridade para regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sem exclusão do Sul e Sudeste. ;O acesso a uma boa poeta do Acre, o contato com um romancista contemporâneo de Goiás continuam restritos, apesar dos avanços da inclusão digital e da democratização do acesso à informação;, exemplifica a jornalista e escritora Larissa Mundim, idealizadora da e-cêntrica.

Ainda segundo Larissa, a ideia surgiu por uma necessidade de reinvenção das práticas de mercado, já que a maior parte da produção literária do país está concentrado nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. ;Reduzir a produção gráfica e literária relevante ao território de ocupação das maiores editoras, distribuidoras poderosas e grandes livrarias é estimular um prejuízo continental;, comenta Larissa Mundim.

O projeto não pretende excluir os profissionais dessa região e sim dar prioridade à identificação e à promoção de autores e autoras historicamente invisibilizados por atuarem fora dos grandes centros mercadológicos. Para mais informações e acesso ao formulário, basta ir no Facebook do projeto por este link.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação