Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Centros culturais brasileiros entram na lista de mais visitados do mundo

O CCBB de Brasília e do Rio de Janeiro apareceram em lista internacional de museus e exposições mais populares do mundo

A lista criada pela revista internacional The Art Newspaper dos 100 museus mais visitados e exposições mais populares do mundo foi divulgada no último sábado (1;/4) e quatro exposições localizadas no Brasil marcaram presença.

A exposição hiperrealista, ComCiência, de Patrícia Piccinini, ranqueou em primeiro lugar, na temporada do CCBB no Rio de Janeiro, na categoria das contemporâneas, com 9700 visitantes diários. Em sexto lugar, na mesma categoria, esteve a temporada do CCBB de Brasília da mesma exposição, com 5194 visitantes diários.
Já na categoria das exposições pós-impressionistas e modernas, a exposição O triunfo da cor, o pós-impressionismo: obras-primas do Musée d;Orsay e do Musée de l;Orangerie, no CCBB do Rio, ficou em primeiro lugar, seguida pela exposição Mão erudita, olho selvagem de Picasso, do instituto Tomie Ohtake, de São Paulo. Em quarto lugar ficou a exposição Iberê Camargo, do CCBB de Brasília.

Já no ranking geral, as três primeiras colocadas foram exposições situadas no CCBB da capital fluminense, incluindo Castelo Rá-tim-bum - a exposição, que teve 8288 visitantes diários.