Diversão e Arte

Caio Blat apoia José Mayer e Leticia Sabatella também se pronuncia

'Ele não representa ameaça a ninguém. Fez uma brincadeira fora de tom' disse Caio Blat. Leticia Sabatella pediu para que o José Mayer não fosse linchado: 'ele não é um monstro. Não é para linchar, mas para alertar'

postado em 05/04/2017 11:20
Caio Blat defendeu Zé Mayer em entrevista a portal online
Depois de mulheres no país inteiro se unirem em um protesto contra machismo e assédio após denúncia feita contra o ator José Mayer, que acabou sendo afastado da Globo, o ator Caio Blat decidiu se solidariezar com a situação do colega de profissão. Em declaração ao portal Glamurama durante a noite de lançamento de Os dias eram assim, o ator disse que não sabia da decisão, mas não achava certa.

"José Mayer é uma pessoa que a gente conhece. A declaração que ele deu hoje foi brilhante. A forma como ele se colocou foi perfeita. Ele não representa ameaça a ninguém. Fez uma brincadeira fora de tom, e na presença de outras pessoas. Não houve intimidação", considerou.

Caio foi questionado sobre como se sentiria caso isso acontecesse com sua mulher e apontou que essa é uma situação comum às mulheres e que faz parte do cotidiano. "A Maria (Ribeiro) passa por isso diversas vezes e me conta. Ainda faz parte da nossa cultura. Ainda mais quando existe uma relação hierárquica. Existe essa tomada de consciência e a mobilização de hoje foi importante. Uma brincadeira que talvez as pessoas estejam acostumadas porque sempre foi assim. A campanha foi muito legal, todo mundo se engajando. Existe essa questão de outras gerações."
Caio Blat postou uma foto de apoio a campanha feita nas redes sociais ontem
[SAIBAMAIS]Algumas horas após a publicação da entrevista no portal, o ator postou a imagem usada na campanha realizada ontem, com a modificação de ;todas; para ;todos; e escreveu: "Respeito total às minas. #chegadeassedio , é intolerável".

Os seguidores de Caio Blat aproveitaram o post para condenar a declaração feita pelo ator e muitos o chamaram de hipócrita. "Mudou de opinião ou o jornalista interpretou errado sua fala?", "Cara de pau. Ainda tem a pachorra de enquandrar o absurdo do Jose Mayer de ;brincadeira;", "Você não deveria postar algo do tipo se acha que foi uma ;brincadeira fora do tom;. Não entendeu nada, então", foram algus dos comentários.

A repercussão da entrevista também chegou a outras redes sociais. No Twitter, mulheres e homens também condenaram as declarações de Caio.
Internautas condenam Caio Blat no Twitter Internautas condenam Caio Blat no Twitter

Outra opinião

A atriz Letícia Sabatella também falou sobre o assunto e ressaltou que isso faz parte da nossa cultura e está ao nosso redor, mas que precisa ser mudado. Segundo o Glamurama, a atriz chegou a comentar que "José Mayer não se emenda" em um post, mas apagou. Confira a declaração da atriz ao protal na íntegra:

;Tudo isso faz parte da cultura do machismo. Pessoas que são bons pais, bons maridos e eventualmente bons colegas podem cair nessa esparrela. Ele não é um monstro, existe uma cultura que incentiva para que isso aconteça. Não é para linchar, mas para alertar para que essa pessoa saia dessa lógica de supremacia, de superioridade que acha que pode exercer sobre a mulher, ainda mais uma hierarquicamente menor na empresa. Não é para ser estigmatizante, mas um alerta sobre essas diferenças de gênero, mas com direitos iguais, desejos similares. Essa iniciativa nossa de nos unirmos é muito doce, bonita. Que seja com amor essa transformação porque são nossos pais e irmãos. E que eles lembrem que acontece com as filhas deles, as irmãs, as esposas. Temos o mesmo direito à liberdade criativa que os homens, mas quando você tem medo de agir espontaneamente é muito ruim, você não trabalha tão bem. Então é um caminho da resistência, de se colocar lucidez sobre isso. Se mexe com uma, realmente mexe com todas mesmo. Não estamos mais suportando isso. Temos que provar dez vezes mais que somos capazes e isso é cansativo, não é justo e beira opressões do passado ; que ainda acontecem. A resistência de uma mulher em um ambiente restrito é a resistência de todas em ambiente coletivo. Não quero a propagação do ódio e um bode expiatório, não quero a morte pública de ninguém, mas desculpas são bem vindas. É um alerta necessário. Não foi em vão;.

Lembre o caso


A figurinista Susllen Tonani acusou o ator José Mayer de assédio sexual em um depoimento publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de São Paulo. No depoimento, ela conta detalhes de situações em que foi assediada verbal e fisicamente.

Ontem, o ator foi suspenso pela Globo e publicou uma carta aberta em que admite ter assediado a figurinista e pede desculpas. "Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço", escreveu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação