Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 06/04/2017 07:31
Durante a montagem da peça A pena e a lei, de Ariano Suassuna, Pablo Ravi e Bruno Ribeiro tiveram a ideia de criar um grupo de cultura popular. O Pé de Cerrado nasceu dos estudos que eles fizeram dos ritmos, cantos, danças, figurinos e cenários brasileiros. Com 18 anos de estrada, os integrantes se apresentam fora do país pela primeira vez, em Portugal e na Espanha, representando Brasília na mostra Brasil Junino, que vai de amanhã a 28 de maio.
;A proposta do Pé de Cerrado é mostrar um pouco do que é a cultura de Brasília, uma mistura de toda a cultura do Brasil;, explica o vocalista Pablo Ravi. Com três álbuns e um DVD lançados, o grupo foca em temas como a fé, a alegria, a positividade, a natureza e a celebração da vida, sempre de um modo que divirta o público. ;Brincando, as pessoas são felizes, e as brincadeiras da cultura popular são todas maravilhosas. Elas fazem as pessoas se mexerem e sorrirem, instalam sentimentos de alegria e felicidade;, declara.
A mostra Brasil Junino tem como temática o festejo de São João e vai contar com artistas como Elba Ramalho, Os Gonzagas, Lucy Alves e Quinteto Violado. O Pé de Cerrado levará o que tem de melhor: uma grande miscelânea de ritmos, marcada pela forte interação com o público. ;A gente vai fazer Bumba meu boi, maracatu, ciranda, quadrilha, embolada, forró, xote, catira;, adianta Ravi.
[VIDEO1]
O repertório conta com músicas como Oração, Viva o coco e A verdade, assim como homenagens a Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Além das apresentações no evento, a banda pretende fazer intervenções pelas cidades, com a mistura de circo, dança, teatro, poesia e música que é característica deles.
Além dos idealizadores, o Pé de Cerrado também conta com os músicos Bruno Berê, Clênio Guimarães, Pedro Tupã e Fernando Fernandes, e as participações dos irmãos Ankomárcio e Ruiberdan Saúde ; os palhaços Chaubraubrau e Raquaquá, respectivamente, com quem tem parceria há mais de 15 anos. Essa combinação, ao lado de vários instrumentos tradicionais, como sanfona, caxixi, maracá, agogô, pandeiro e triângulo, promete não deixar ninguém parado.
Histórico do Pé de Cerrado
Entre 2002 e 2003, os músicos produziram o projeto Ensaio Aberto, que acontecia toda quarta-feira na Associação dos Funcionários do Banco de Brasília. Em uma época de ascensão do forró universitário, eles mostraram ao público que outros gêneros da cultura popular brasileira também merecem espaço.O evento, que contava com a presença média de mil pessoas por semana, ajudou na arrecadação de alimentos para aldeias indígenas e outras ações sociais. O sucesso foi tão grande que contou com a participação do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, uma das influências do grupo.
Entre as grandes parcerias do Pé de Cerrado, estão a participação no disco Nós por eles, do Quinteto Violado, e a presença de Dominguinhos e seu famoso acordeon no primeiro álbum do grupo.
*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira