Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Conheça projetos na internet que valorizam as lendas do folclore nacional

Alguns traços popularizados por Monteiro Lobato saem de cena e ganham nova roupagem nos projetos Folclore BR e Imaginário

Mitos de terror




Em 31 de outubro do ano passado, na mesma data em que se celebra o Dia do Saci no Brasil, o projeto Imaginário teve início no YouTube com a divulgação do primeiro episódio da websérie homônima. A produção foi criada e dirigida por Bruno Esposti em parceria com a produtora Visom Digital e diversos outros profissionais, entre eles, a brasiliense Tamara Barreto, diretora de fotografia do projeto. ;Sempre fui muito fã de American horror story e Porta dos Fundos, um dia pensei em um pequeno conto com início, meio e fim e gostei do resultado. Até que resolvi escrever outros contos que se completavam de alguma maneira;, revela Esposti.

A primeira temporada tem 10 capítulos e mostra 10 contos de horror protagonizados por personagens do folclore do Brasil, como Saci e Iara. ;Por que não investiram no folclore brasileiro até hoje? O legal dessas lendas é que elas são contadas dentro do nosso país e nós conhecemos muitas delas desde pequenos. A ideia do Imaginário é brincar com o horror e o próprio material que temos aqui, de histórias que são passadas de geração para geração;, explica. Uma sequência do projeto ainda é um mistério, mas, segundo Esposti, existe a possibilidade. ;Ainda não posso revelar nossos planos;, afirma.

Projeto Imaginário
Acompanhe em https://www.youtube.com/channel/ UCfpPwckuFANaYhqs2SFgnpg/about

; Duas perguntas / Bruno Esposti
Como foi o processo de transformar o folclore brasileiro em uma produção de terror?
Muito divertido. Eu nunca tive uma visão romântica dos mitos brasileiros. Eles, na verdade, me assustavam bastante. Então, comecei o processo de busca por referências e pesquisas sobre esses materiais, além do que eu já estava recriando nos roteiros.

Como vocês escolheram quais seriam as figuras que estariam na produção?
Havia alguns monstros mais clássicos que não podiam ficar de fora, como Saci e a Iara, por exemplo. Outros foram pesquisas informais nas redes sociais e no dia a dia com as pessoas perguntando sobre quais lendas elas mais tinham medo ou que mais se lembravam.

Confira os episódios da websérie

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO8]
[VIDEO9]
[VIDEO10]