Nahima Maciel
postado em 11/04/2017 10:28
Interditada desde maio de 2014, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) deverá ter as obras retomadas até julho. O ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta terça (11/4) o resultado da licitação da empresa que vai realizar o projeto executivo da obra de reforma da instituição. Se não houver recurso nem contestação, o ministro da Cultura, Roberto Freire, garante que as obras poderão ter início em julho. %u201CAfinal, está saindo. Imaginei que pudéssemos ter a resposta lá atrás mas, infelizmente, tem a burocracia e os prazos legais do processo licitatório e só agora demos um primeiro passo concreto para a restauração da biblioteca%u201D, explicou Freire.
Contratada na modalidade convite, a empresa GPM Arquitetura e Construção tem 45 dias para desenvolver o projeto executivo -- orçado em R$ 75.300 -- que servirá de base para os projetos de reforma do espaço. A partir de hoje, o MinC vai cobrir os muros da BDB com tapumes para indicar o início do processo de reforma.
A BDB foi fechada em 2014 depois de ser interditada pela Defesa Civil por causa de problemas na fiação elétrica e na marquise. Em 2016, os problemas foram corrigidos e a interdição foi suspensa, mas a biblioteca continuou fechada. Apenas os serviços de registro de obras continuaram funcionando.