Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival de cinema de Gramado abre inscrições

Poderão participar produções brasileiras e latinas. As inscrições vão até 21 de maio

As inscrições para as mostras competitivas da edição comemorativa de 45 anos do Festival de cinema de Gramado começam nesta terça-feira (18/4), às 18h, e vão até 21 de maio, pelo site www.festivaldegramado.net. O evento ocorrerá de 18 a 26 de agosto na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Poderão participar longas-metragens brasileiros e latinos. A competição de curtas é destinada somente a produções brasileiras. Além do famoso troféu Kikito, serão distribuídos R$ 280 mil entre os vencedores das mostras competitivas.

O festival é organizado em quatro mostras: a primeira para longas brasileiros, a segunda para filmes estrangeiros, a terceira para curtas-metragens brasileiros e, por fim, a quarta para curtas gaúchos. Além da competição principal, ocorrerão também mostras paralelas durante o evento.

A fim de incentivar e promover o cinema do Rio Grande do Sul, o prêmio Assembleia Legislativa de cinema ; destinada à mostra gaúcha de curtas - receberá inscrições mesmo após o prazo final, em maio.

Sobre o festival

A 45; edição do Festival de cinema de Gramado visa divulgar uma parcela da recente produção cinematográfica brasileira e internacional, bem como contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais da cena audiovisual em encontros, seminários e painéis.

Somente poderão participar das competições, filmes concluídos a partir de 17 de maio de 2015. Para marcar presença, as produções deverão mandar até três integrantes para contribuir com as atividades do Festival de cinema.