Diversão e Arte

Sete atrações variadas, com peso para o cinema de arte, estreiam na telona

Comédias de apelo fácil como Gostosas, Lindas e sexies estão entre opções que incluem fitas francesesas, suíças e brasileiras

Ricardo Daehn
postado em 20/04/2017 07:50

Comédias de apelo fácil como Gostosas, Lindas e sexies estão entre opções que incluem fitas francesesas, suíças e brasileiras

Há poesia no cinema de Jim Jarmusch, paixão exagerada num suspense de Denise Di Novi, além de tradição histórica no longa do pernambucano Marcelo Gomes, que assina Joaquim, fita exibida em Berlim, antes de chegar aos circuitos nacionais. Confira:

Paterson
Mais um filme assinado por Jim Jarmusch que competiu no Festival de Cannes, Paterson trata do dia a dia de um motorista de ônibus dado à criação literária, como espécie de válvula de escape. Numa vida sem sobressaltos, ele convive em harmonia com a mulher Laura e o cachorro Marvin. Adam Driver (de Frances Ha) estrela.

Joaquim
Filme que representou o Brasil, no Festival de Berlim, em fevereiro passado, trata dos anos pré-revolucionários de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes. Tido por alguns como o líder da Inconfidência Mineira, o alferes tem as dimensões profissional e pessoal examinadas pelas lentes do mesmo cineasta de Cinema, aspirinas e urubus, o pernambucano Marcelo Gomes.

As falsas confidências
Estrelado por uma das duplas de maior prestígio no cinema francês, Isabelle Huppert e Louis Garrel, o último filme do suíço Luc Bondy (morto em 2015) trata de um casal bastante improvável: ela é uma viúva muito rica que não percebe o interesse amoroso do mais novo e jovem secretário Dorante. Um antigo criado promete servir como cupido.

Gostosas, lindas & sexies
Autoestima bastante fortalecida é o denominador comum de quatro mulheres que ficariam de fora do padrão de beleza, numa sociedade pouco esclarecida. A comédia romântica assinada por Ernani Nunes abre espaço para o brilho das atrizes Cacau Protásio, Lyv Ziese, Carolinie Figueiredo e Mariana Xavier.

Paixão obsessiva

Com mais de 40 filmes criados, como produtora, Denise Di Novi estreia como diretora neste thriller que promete contrapôr duas mulheres, por causa de um homem (Geoff Stults). Tessa (Katherine Heigl, do seriado Grey;s Anatomy) é a enciumada ex-mulher de David (Stults). Ela pretende sabotar a nova relação dele mantida com Julia (Rosario Dawson).

Os cowboys
No filme de estreia do renomado roteirista Thomas Bidegain (Deehpan: O refúgio), Alain (François Damiens) é um dos pilares da comunidade, junto com a esposa e o casal de filhos. Mas sua filha Kelly, de apenas 16 anos, desaparece e ele se lança no mundo sem desistir de procurá-la. Sua vida normal fica para trás e ele leva consigo o filho (Finnegan Oldfield), que sacrifica sua juventude pela empreitada.

Stefan Zweig ; Adeus, Europa

Exilado da Europa, entre 1936 e 1942, o escritor austríaco Stefan Zweig é lembrado no ano que marca os 75 anos da morte dele. Baseada livremente na publicação Morte no paraíso (assinado pelo jornalista Alberto Dines), a diretora e atriz alemã Maria Schrader conta do cerco aos judeus, durante o regime nazista, e recria parte da trajetória de Zweig, que perfez ciclo entre as cidades de Salvador, Buenos Aires, Nova York, Rio de Janeiro e Petrópolis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação