Diversão e Arte

Corpo de Belchior chegará a Fortaleza às 5 horas da segunda-feira

Belchior morreu na noite de sábado, 29, aos 70 anos

Agência Estado
postado em 30/04/2017 18:37
Belchior morreu na noite de sábado, 29, aos 70 anos

O corpo do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, morto neste sábado, 29, chegará em Fortaleza nesta segunda-feira, 1; de maio, por volta das 5 horas, de acordo com informações apuradas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A família do músico, residente em Fortaleza, pediu auxílio do governo do Ceará para trazer o corpo para o estado, para que possa ser velado e enterrado. A distância entre Santa Cruz do Sul e Fortaleza é de 4,1 mil quilômetros.

O governo do Estado ofereceu o translado e disponibilizou o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, para que Belchior receba homenagem e amigos, familiares e fãs. A decisão sobre o local, tanto do velório quanto do enterro, contudo, depende da família. Em contato com a reportagem, a irmã do músico não quis se pronunciar.

[SAIBAMAIS]Até o momento, a decisão está encaminhada para que tudo seja ocorra em Fortaleza, diferentemente do que havia sido noticiado no início da tarde, quando foi informado de que as cerimônias seriam realizadas em Sobral, município a 240 Km da capital, onde nasceu o músico.

Morte


Belchior morreu na noite de sábado, 29, aos 70 anos. Desaparecido por conta de dívidas, ele vivia há um ano e meio na cidade do Rio Grande do Sul. Conforme informou a Brigada Militar, a morte do cantor e compositor foi causada por apneia enquanto dormia. O corpo do cantor e compositor Belchior está na funerária onde é preparado para a viagem ao Ceará, sua terra natal. Eram cerca de 15h30 quando o carro da funerária Halmenschlager ingressou na garagem da casa em que ele morava.

A frente da residência foi bloqueada pela polícia militar. O preparo do corpo está sendo feito na cidade vizinha de Cachoeira do Sul, sede da funerária. Em outro carro, a companheira de Belchior e um amigo da família acompanharam o corpo. O laudo oficial ainda não foi divulgado.

Biografia


Nascido em 26 de outubro de 1946, Belchior era natural do Ceará e por muitos anos ficou conhecido somente por lá. Em 1971 seus sucessos estouraram nacionalmente, após participar do IV Festival Universitário da MPB. Desde sempre, deixou claro que não fazia parte do "bloco dos contentes", expressão usada para se referir a pessoas que se deixavam abraçar pelo sistema. O país vivia sob a égide da ditadura militar e nos primeiros versos da letra ele cantava: ;No centro da sala, diante da mesa/ No fundo do prato, comida e tristeza/ A gente se olha/ Se toca e se cala...;.
De Sobral, interior do Ceará, iniciou sua carreira ao se mudar para a capital, Fortaleza. Lá, teve contato com Fagner, Ednardo, Amelinha, Roger Rogério, Cirino, Teti e Amelinha. Assim, criaram um grupo batizado de Pessoal do Ceará.
No Bar do Anísio, reduto de artistas na praia do Mucuripe (homônimo de uma canção dele em parceria com Fagner), mantinha contato com outros músicos que frequentemente se juntavam para compor e "fazer um som".
Fagner, morando em Brasília, venceu 1; Festival do Ceub em 1971, com a canção Mucuripe. À época, em entrevistas ao Correio, Fagner fez questão de afirmar que a música era uma parceria dele com Belchior. O certo é que Mucuripe contribuiu decisivamente para os dois se popularizarem nacionalmente.
Mas foi com a canção consagrada na voz de Elis Regina, Como nossos pais, que Belchior alcançou um patamar ainda mais alto na MPB. Ao todo, ele parte dessa vida deixando 18 álbuns para os fãs se lembrarem de sua obra para sempre. Desses, 12 são LPs e apenas seis CDs. O mais recente chama-se Sempre, gravado em 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação