Diversão e Arte

Velório do cantor Belchior ocorre nesta segunda-feira no Ceará

O compositor morreu aos 70 anos, enquanto dormia, em razão do rompimento da artéria aorta. Belchior deve ser enterrado na capital cearense

postado em 01/05/2017 08:23

A poesia melancólica e ácida de Belchior fez dele um dos principais nomes da música brasileira

O corpo do cantor Belchior chegou na manhã desta segunda-feira (1;/5) em Fortaleza, e seguiu para Sobral, sua cidade natal, com velório no teatro São João, que ocorreu das 7h às 10h. Das 12 horas de hoje às 7 horas desta terça-feira (2/5), um novo velório ocorre no Centro Cultural Dragão do Mar, na capital cearense, seguido de missa de corpo presente. O corpo do compositor seguirá então para o Cemitério Parque da Paz, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, onde será o sepultamento, às 9h. O compositor morreu aos 70 anos, enquanto dormia, em razão do rompimento da artéria aorta, de acordo com a delegada Raquel Schneider. O governo de ceará decretou luto de três dias.

Quem determinou a causa da morte de Belchior foi o médico legista Mário Both, do IML (Instituto Médico Legal) da cidade gaúcha de Cachoeira do Sul. A informação foi confirmada pelo delegado de polícia Luciano Menezes, de Santa Cruz do Sul. O termo técnico utilizado no laudo é dissecção da aorta.

[SAIBAMAIS]Belchior vivia na Residência Bom Padrão, no bairro Santo Inácio, na cidade a 150 km de Porto Alegre, recluso. Alguns vizinhos, inclusive, nem sabiam que ele morava no local. Entretanto, sabe-se que o cantor possuía amigos na cidade, como o jornalista Dogival Duarte. "Ele estava bem, mas bastante magro", disse Duarte ao jornal O Estado de S. Paulo. Os dois se viram há um mês.

Segundo Duarte, há mais de um ano e meio Belchior estava na cidade. A casa em que morava com a companheira, Edna Prometheu, foi conseguida por intermédio dele. O escritor revela que Belchior vivia com ajuda dos amigos. "Ele não precisava de muito dinheiro e também não fazia questão de ter. Os amigos sustentavam ele por onde ele estava, era hospedado como visita. Passou um ano na minha casa tendo tudo." Para Duarte, o autoisolamento de Belchior foi proposital, mas acabou se prolongando. "Ele parecia um monge, queria ler, se reciclar. Mas acabou passando tempo demais nesse intervalo."

O governo do Ceará auxiliou a família no traslado do corpo do cantor para o estado de origem. Em nota, o governador Camilo Santana confirmou a morte do músico e declarou luto oficial de três dias. ;Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor Belchior. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil;, escreveu.

A poesia melancólica e ácida de Belchior fez dele um dos principais nomes da música brasileira e o tornou muito mais do que ;apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco;. Nascido em 1946, Belchior cursou filosofia, antes de, na década de 1970, juntar-se a jovens artistas cearenses (como Fagner, Ednardo e Amelinha) e se enveredar pelo caminho da música. Parceria com Fagner, Mucuripe foi o primeiro sucesso. Depois veio o álbum Alucinação (1976). O disco completou 40 anos em 2016.

[FOTO933176]

Sumiço

Em 2006, o cantor sumiu sem deixar muitos vestígios. Belchior deixou o flat onde morava com a mulher Ângela Margareth Henman Belchior e os dois filhos na zona sul da capital paulista no final de 2006, quando problemas financeiros ficaram intensos. Ele também abandonou dois carros, que até o ano passado acumulavam dívidas de mais de R$ 200 mil. A última entrevista conhecida de Belchior foi dada ao Fantástico, da TV Globo, em agosto de 2009 - talvez sua última aparição pública. Na ocasião, ele negou o desaparecimento e se recusou a falar sobre as dívidas no Brasil, que agora também envolviam pensões para os filhos.

Na mesma matéria, Belchior declarou que vivia em São Paulo e também prometeu um disco de inéditas. "Com certeza eu vou de volta para a minha cidade amada, para os lugares mais queridos do Brasil, vou fazer show, vou soltar um disco com canções novas", disse. "Eu sempre estou voltando para o Brasil", concluiu.


Com informações de Alexandre de Paula (Esp. para o CB) e da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação