Diversão e Arte

Cláudio Antônio de Almeida lança primeiro livro nesta quarta (3)

'Viu no que deu?' reúne crônicas e histórias de diversas fases da vida do autor

Rachel Sabino *
postado em 03/05/2017 11:16

Cláudio Antônio de Almeida lança primeiro livro nesta quarta (3)

Costumam dizer que a vida de Cláudio de Almeida daria um livro. E deu: o advogado e economista lança a primeira obra nesta quarta (3) às 19h, no Carpe Diem da 105 Sul.

Viu no que deu é uma coletânea de crônicas em que Cláudio relata suas experiências de vida como filho de deputado federal nos primórdios de Brasília, na luta ; e prisão ; contra a ditadura militar, nas experiências educacionais e sociopolíticas na cidade recém-inaugurada.

Cláudio diz que nunca teve a pretensão e o objetivo de lançar um livro, mas confessa que escrever as crônicas foi uma forma de colocar para fora fases relevantes da vida. "São histórias de um jovem apaixonado, que mudou de Belo Horizonte para Brasília na época da mudança de capital. As minhas experiências educacionais foram as implementadas por Juscelino Kubitschek e com certeza fizeram parte do que sou hoje", relata em entrevista ao Correio.

As páginas estão repletas de casos engraçados, paqueras, conquistas, vivências políticas e humanas que traçam um rico perfil e um relato de uma geração.

A orelha do livro é de responsabilidade da escritora Ana Miranda, romancista premiada nacionalmente. "Ler estas memórias de Cláudio de Almeida é um delicioso retorno no tempo, através de memórias preciosas, que vêm se juntar ao acervo da jovem capital, enriquecendo os pontos de vista da nossa história", observa Ana em um dos trechos de sua participação na obra. A escritora também estará presente no lançamento.

O livro custa R$ 40 e estará à venda hoje à noite no evento.

Sobre Cláudio Antônio de Almeida

Nascido em Belo Horizonte, no bairro da Floresta, mudou-se para Brasília com a família ainda menino quando o seu pai, Manoel de Almeida, ex-deputado, foi transferido para a nova capital. Formou-se em Economia, na Universidade de Brasília, e em Direito, na UDF. Tem pós-graduação em Planejamento regional e de transportes e em Direito legislativo. Aposentado do Senado Federal, hoje ainda atua como advogado. Recentemente, Cláudio integrou a Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da Universidade de Brasília.

A coletânea de crônicas tem prefácio da romancista Ana Miranda

Serviço

Restaurante Carpe Diem (104 Sul, Bl. D, lj. 1; 3325-5301). Quarta-feira, 3 de maio, às 19h. Lançamento do livro Viu no que deu?, de Cláudio Antônio de Almeida. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação