Diversão e Arte

A nova MPB ocupa palco em Brasília

MovA, a partir de amanhã, reunirá nomes de sucesso da nova geração da música brasileira show da cantora Tiê

Adriana Izel
postado em 04/05/2017 07:44

MovA, a partir de amanhã, reunirá nomes de sucesso da nova geração da música brasileira show da cantora Tiê

Uma arte contrária à praticidade e à automatização dos dias atuais. É assim que Flávio Delli e George Costa, do duo Apráticos, definem o termo que dá nome à banda e também ao mais novo festival brasiliense, o MovA ; Movimento Aprático. ;É como se fosse um movimento artístico em que a arte é valorizada, sem a automatização e a praticidade atual;, explica Delli em entrevista ao Correio.

Com esse conceito, a dupla decidiu montar um festival que representasse esse ;movimento aprático;, o MovA, que terá sua primeira edição a partir de amanhã, com cinco edições até 2 de junho sempre às sextas-feiras no Teatro dos Bancários, na Asa Sul. A ideia era reunir artistas que pudessem se encaixar nesse movimento.

;A princípio, a gente quis focar na nova MPB. Fomos procurar artistas que trouxessem nas letras coisas poéticas e singelas, tivessem um olhar de reflexão e profundidade. O line-up foi escolhido assim;, afirma o músico. Dessa forma Flávio e George chegaram aos nomes de Ana Vilela, que despontou no último ano com a canção Trem bala, além dos consagrados Marcelo Jeneci, Tiê, Silva e Roberta Campos.

Além disso, o festival também se tornou uma oportunidade para o duo Apráticos se lançar no cenário musical. O projeto surgiu da parceria dos amigos Flávio Delli e George Costa no ano passado ,com foco na MPB. A dupla lançou o primeiro EP Apráticos, em 2016, produzido de forma independente. O material possui cinco faixas, que serão apresentadas ao público em todas as edições do evento em uma espécie de pocket show, com duração de 30 minutos, que será a abertura das apresentações dos artistas convidados. ;Vamos apresentar em cada edição esse movimento aprático com cinco músicas do EP e mais um single novo;, diz Flávio.

Atrações do MovA
A abertura do festival contará com o show da cantora Tiê. Depois, o line-up segue com Roberta Campos, Marcelo Jeneci, Ana Vilela e o encerramento será com o cantor Silva, que traz a aguardada turnê em que revisita o repertório de Marisa Monte. Devido a grande procura dos shows, há uma expectativa de que as apresentações possam ganhar sessões extras, como adianta o organizador. ;A expectativa está sendo maior do que a gente pensava. A ideia é fazer sessões extras em todos os dias do festival;, garante Flávio.

Essa será a primeira edição do evento, que pretende fazer parte da programação cultural de Brasília. ;Quando modelamos a ideia do festival, pensamos que, se desse certo, queríamos ter a oportunidade de fazer uma segunda edição. A princípio, a ideia é de ser anual, para dar um gostinho de quero mais;, comenta.



Festival MovA ; Movimento Aprático
Teatro dos Bancários (314/315 Sul). De amanhã até 2 de junho, sempre às sextas, às 20h. Com pocket show da banda Apráticos e shows de Tiê (5/5), Roberta Campos (12/5), Marcelo Jeneci (19/5), Ana Vilela (26/5) e Silva (2/6). Ingressos a R$ 40 (setor frontal/ diagonal) e R$ 30 (setor lateral). Valores de meia-entrada e sujeitos a alteração. À venda na Bilheteria Digital. Não recomendado para menores de 18 anos.


Festivais de Brasília

Porão do Rock

O mais tradicional festival brasiliense é realizado há 19 edições. O evento se caracteriza por reunir grandes nomes da cena roqueira brasileira, sejam eles nacionais ou locais. No ano passado, o evento foi realizado em outubro e contou com Planet Hemp, Nação Zumbi, Almirante Shiva, Far From Alaska e Boogarins.


Móveis Convida
Festival criado em 2005 chegou à sua 17; edição em setembro do ano passado, com uma megaestrutura envolvendo diversos projetos, como Convida nas escolas, Arena Convida, Movimentando a cena e Convida PRO. O evento tem como característica receber artistas nacionais e também valorizar o cenário local. Em 2016, o festival teve apresentações de Marcelo Jeneci, Carne Doce, Tássia Reis e Thiago Pethit, além da banda Móveis Coloniais de Acaju.


Tenho Mais Discos que Amigos!
Em abril deste ano, a capital recebeu pela primeira vez o festival Tenho Mais Discos que Amigos, com realização no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O evento teve como foco atrações da cena independente e alternativa do Brasil, com shows de nomes como Scalene, Supercombo, BaianaSystem e Francisco, el hombre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação