Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Documentários do seleto É Tudo Verdade chegam à capital, com entrada franca

Quatro dias de programação e onze atrações formatam o evento idealizado pelo crítico Amir Labaki

Com programação curta, mas intensa, contemplando inclusive os vencedores deste ano, o É Tudo Verdade ; Festival Internacional de Documentários estreia no circuito brasiliense, hoje (04/05), com a exibição de No intenso agora, de João Moreira Salles. O evento segue até domingo, com sessões de graça no Espaço Itaú de Cinema (CasaPark), as senhas devem ser retiradas com uma hora de antecedência. Abrindo as 11 sessões previstas para o evento organizado pelo crítico de cinema Amir Labaki, hoje, às 20h, No intenso agora, título apresentado em mostra paralela do Festival de Berlim, alinha fatos marcantes do século 20, com relevância política, e que habitavam o arquivo de imagens da família Moreira Salles, no revirar de lembranças do cineasta.

O É Tudo Verdade terá ainda sessões com os vencedores de cada âmbito de longas (nacional, estrangeiro e latino), além de outros sete títulos (confira a programação no site do Correio). Destaque para Cidades fantasmas, de Tyrell Spencer, que funde conceitos de construção de povoados e culturas com movimentos de desmantelamento de sociedades, em que apontam casos como o progresso localizado diante da valorização do salitre chileno, a prosperidade ocasional do ciclo da borracha, que fez brotar Fordlândia, no Pará, e casos de erupção de vulcão (na Colômbia) e de barragem rompida (na Argentina).

Casos familiares e impasses sociais estão integrados nos títulos Comunhão (da Polônia) e Los niños (do Chile). O primeiro é centrado em Ola, menina de 14 anos, autossuficiente e que cultiva ilusões de unir parentes disfuncionais que a circundam, nesse filme de Anna Zameck. Já o segmento latino foi vencido por Maite Alberdi, com Los niños, que revela barreiras de apoio à independência completa de pessoas maduras com síndrome de Down.