Diversão e Arte

Série de HQs apresenta uma imaginária e distópica França

Para chegar ao panorama retratado na HQ, os artistas contaram com a ajuda de especialistas em política e economia

Alexandre de Paula
postado em 06/05/2017 07:30
Na HQ, Marine Le Pen é aliada de Donald Trump e Vladimir Putin
A França decide amanhã se escolherá o candidato de centro Emmanuel Macron ou a opção de extrema-direita Marine Le Pen para governar o país nos próximos anos. O quadrinista Farid Boudjella e o escritor François Durpaire, no entanto, já tentaram prever bem antes como seria o país se Le Pen ganhasse as eleições.

O resultado foi uma série de HQs que apresenta uma imaginária e distópica França depois de Marine Le Pen alcançar o poder. Para chegar ao panorama retratado na HQ, os artistas contaram com a ajuda de especialistas em política e economia. Além disso, eles se basearam no plano de governo da candidata.

A obra é mais uma na tendência de antecipar a política por meio da ficção. Em Submissão, o escritor Michel Houellebecq também previu a vitória de um presidente muçulmano na França em 2022.

O volume mais recente dos quadrinhos, lançado nas últimas semanas, chama-se La vague. A série começou a ser publicada em 2015, com a HQ La présidente. Na primeira edição, os quadrinistas apresentam os primeiros meses de governo de Le Pen. Durante o período, a França deixaria a Zona do Euro, começariam a ocorrer deportações em massa, prisões de artistas, perda da liberdade de imprensa e a população seria vigiada.

Na segunda HQ, chamada de Totalitaire e lançada em 2016, o mandato de Le Pen está chegando ao fim. Surge então um forte candidato, sem muitas relações com a política anteriormente e que tem grandes chances na disputa. Pouco antes da votação, no entanto, ele é preso e a eleita é Marion Maréchal-Le Pen, sobrinha de Marine. A nova presidente, obviamente, dá continuidade aos projetos da tia.

A mais nova HQ apresenta a volta de Marine. Desta vez, ela conta com o apoio do líder americano Donald Trump. A HQ mostra um cenário em que Trump, Le Pen e Vladimir Putin são alguns dos líderes mundiais mais importantes. A Rússia, na HQ, se junta aos EUA para se colocar mais fortemente contra a China.

O cenário apresentado na HQ não é nada favorável para os franceses. Depois da vitória de Marine, a França afunda em uma profunda crise econômica, que provoca manifestações e descontentamento da população, que sai às ruas para tentar reverter o quadro.

Em resposta, o país é dominado por uma estrutura ditatorial, que tolhe cada vez mais as liberdades individuais e tenta calar, a todo custo, as vozes que se colocam contrárias ao governo.

Com teor claramente político, a HQ destaca a possibilidade da ascensão do totalitarismo na França caso Le Pen seja eleita e avisa, logo na capa, aos leitores: ;Agora você não pode dizer que não sabia;.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação