Diversão e Arte

Porto-riquenho Luis Fonsi apresenta o reggaeton ao mundo com 'Despacito'

Canção bateu diversos recordes nos últimos meses

Adriana Izel
postado em 08/05/2017 07:00

Após repaginação, Luis Fonsi consegue destaque mundial com hit 'Despacito'


Não é preciso conhecer a língua espanhola para saber repetir o refrão mais chiclete do momento na música pop atual: ;des-pa-ci-to;. A palavra em espanhol (que quer dizer, em português, lentamente), inclusive, dá nome à faixa sensação de uma parceria dos cantores porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee.

Ouça a playlist com músicas latinas.


Lançada em janeiro deste ano, a música se tornou a porta de entrada do reggaeton em 14 países que não falam a língua espanhola, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a Alemanha. Em terras tupiniquins, o estilo estava dando os primeiros passos ao aparecer em músicas de artistas brasileiros como Anitta, Ludmilla, Luan Santana e Claudia Leitte. O Brasil, inclusive, está entre os países que ajudaram em um dos recordes alcançados por Despacito. No serviço de streaming Spotify, com mais de 327 milhões de audições, a música se tornou a canção latina mais popular da história na plataforma. No YouTube, são mais de 1,115 milhão de visualizações em três meses de lançamento.

sucesso


O resultado fez com que Luis Fonsi se pronunciasse por meio do Spotify: ;Estou muito feliz com essa notícia. Sinto que é um grande ganho para a música latina o fato de uma música em língua espanhola estar na primeira posição do ranking global do Spotify. Nós continuaremos crescendo, fazendo história juntos e, acima de tudo, mostrando o melhor da nossa cultura para o mundo todo;.

Chamada de ;hino;, ;a melhor música de 2017; e ;a melhor música latina que você mais respeita;, Despacito ganhou até um remix com participação do cantor canadense Justin Bieber. Na nova versão, o artista começa cantando em inglês até arriscar o espanhol ao lado de Fonsi e Yankee. A colaboração de Bieber está nas primeiras colocações do ranking do Spotify desde o lançamento em 22 de abril, e o clipe no YouTube está quase chegando a 1 milhão de visualizações em menos de um mês.

Despacito faz parte do próximo disco de Luis Fonsi, o nono da carreira. Esse foi o primeiro hit do artista a atingir sucesso mundial, após quase 20 anos de carreira, e marca também uma nova fase na trajetória do porto-riquenho. Em seu currículo, o Fonsi tem participação no Jubileu 2000, em que cantou para o Papa João Paulo II, além de um Grammy Latino pela composição de uma faixa para Ednita Nazario.

; Para ficar de olho!

Canção bateu diversos recordes nos últimos meses
Daddy Yankee
No Brasil, o porto-riquenho se tornou famoso nos anos 2000 com o hit Gasolina. Considerado o ;rei do reggaeton;, o artista costuma ter sempre canções entre as mais ouvidas, principalmente, por conta das colaborações. Yankee, inclusive, fez uma parceria com a brasileira Claudia Leitte em Corazón.

Canção bateu diversos recordes nos últimos meses
Maluma
Com dois shows realizados no Brasil (no Rio de Janeiro e em São Paulo), com direito a beijo na boca, no projeto Anitta convida Maluma, o colombiano é o principal nome do reggaeton atual. No país, ele ficou conhecido pela parceria com funkeira em Sim ou não, mas possui diversas músicas de sucesso mundial, como Chantaje (dueto com Shakira), El perdedor e Sin contrato. Vale lembrar que, há alguns anos, o artista fez participação especial no DVD de Lucas Lucco na faixa Princesinha.

Canção bateu diversos recordes nos últimos meses
J Balvin
O colombiano também faz parte dos nomes atuais do reggaeton. Assim com Maluma, ele tem uma parceria com a funkeira Anitta, dessa vez, na faixa Ginza. J Balvin é o artista preferido para participar de remixes de artistas famosos. Ele participou de versões de Blurred lines, de Robin Thicke com Pharrell Williams e T.I.; The way, de Ariana Grande; Maps, com Maroon 5; e Sorry, de Justin Bieber.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação