Diversão e Arte

Banksy pinta mural em oposição ao Brexit

A obra mostra um trabalhador retirando uma das estrelas da bandeira da União Europeia

postado em 08/05/2017 15:44

[VIDEO1]

O artista britânico Banksy pintou, na cidade inglesa de Donver, um mural em protesto à saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo que ficou conhecido como Brexit. A obra apareceu neste fim de semana na fachada de um edifício da cidade.

Os representantes do artista confirmaram a autoria do mural, que mostra um trabalhador, em cima de uma escada, tentando retirar uma das estrelas douradas da bandeira azul da UE com um martelo.

As estrelas presentes na bandeira da União Europeia correspondem aos ;ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa;. A estrela que o trabalhador se esforça em tirar corresponde ao Reino Unido.

Desde o início da discussão do Brexit, o artista Banksy, engajado em diferentes causas sociais, não havia se manifestado sobre o assunto. Seu mural surge em um momento de aumento das tensões entre Londres e Bruxelas.

Donver estratégica

A escolha por expor a obra em Donver não foi acidental. A cidade é o ponto de conexão com o resto do continente europeu. Suas barcas seguem até ao porto francês de Calais, onde o artista já pintou outro mural em um campo de refugiados no ano de 2015.

Um ano depois, Banksy voltou a se pronunciar sobre a questão dos refugiados, criando um mural na embaixada francesa em Londres, a fim de denunciar o uso de gás lacrimogêneo em refugiados em Calais.

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação