Diversão e Arte

Exposição 'Retratos e cores' estreia em Taguatinga

O pintor Manu Militão descreve a mostra como seu reencontro com a pintura

postado em 09/05/2017 14:12

Manu Militão representa as pessoas na rodoviária

;Esta exposição marca meu retorno a pintura.; É assim que Manu Militão descreve a mostra artística Retratos e cores, que ocorre a partir desta terça-feira (9/5) no campus Taguatinga do centro universitário Uniceub, das 8h às 22h. O espaço visa trazer para o coração da cidade satélite um local aberto à comunidade com muita arte e cultura. A entrada é franca.

O nome da exposição evidencia os dois grandes fascínios do artista. ;Eu sou aficionado por gente. Me agrada a estética e a imagem humana;, conta Militão, que baseia suas obras nas pessoas. ;Quando eu vejo um retrato, tento ir além do que está registrado, porque tem sempre uma história por trás daquela foto. É a minha inspiração;, acrescenta.

A obsessão pela cor começou desde cedo. ;A cor sempre mexeu comigo. Graças a ela, meus retratos ficam com uma expressão e uma explosão pictórica fantástica;, afirma o pintor que é vidrado nas obras com cores subvertidas de Salvador Dalí, Pablo Picasso e Van Gogh.

O estilo de Manu é inspirado no realismo espontâneo, movimento iniciado pelo artista austríaco Voka. A técnica se baseia na forma imediata e espontânea, cheias de expressão e em que as cores fortes e alegres são a principal característica. ;Eu trabalho cor, não só com claro e escuro, mas a partir da vibração que dá uma sensação de profundidade ao quadro.;

Retratos de pessoas são o principal tema das obras de Manu Militão

Início e retorno de carreira

O aprofundamento do pintor na arte se iniciou entre os 13 e 14 anos, quando uma professora viu Militão desenhando e o ensinou a usar tinta a óleo. ;Quando começou as férias, eu continuei pintando na escola. Lá, eu fiz 37 quadros e consegui montar uma exposição;, relembra.

Após essa experiência, Manu passou a pintar profissionalmente, conheceu a cenografia para teatro e frequentou os salões de arte de Brasília. ;A cada ano eu ficava mais decepcionado com os salões. Desisti deles e troquei a pintura pelo desenho animado. Minha psicanalista e minha esposa me disseram que eu deveria voltar para a pintura. Voltei e me encontrei de novo;, conta.

Sobre a profissão, Manu Militão explica: ;Ser artista não é só uma vocação, é uma missão. Quando você se deixa tomar por este dom, as coisas começam a fluir;.

SERVIÇO

Retratos e cores

Espaço UniCEUB Cultural - Campus II de Taguatinga

De 9 a 31 de maio. De segunda a sexta, das 8h às 22h; e sábado, das 8h às 12h. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação