Stanley Weston, criador de personagens e bonecos incônicos, como G.I. Joe e Thundercats, morreu em 1; de maio em Los Angeles, aos 84 anos. A confirmação da morte veio somente nesta terça, pela filha Cindy Winebaum. A causa não foi divulgada.
Weston deixou sua marca no mundo do entretenimento após inventar uma linha de bonecos militares, em 1963. A ideia surgiu como uma reação ao sucesso das bonecas Barbie para meninas. Ele vendeu o projeto para a Hasbro, que transformou os bonecos G.I. Joe em desenhos animados, histórias em quadrinhos e até em filmes. No Brasil, a linha é conhecida como Comandos em ação.
O empresário também foi peça fundamental na criação dos personagens de ThunderCats, em 1980. Um amigo havia sugerido um desenho sobre uma nova raça com traços felinos. Weston serviu como porta-voz com a produtora Rankin/Bass que acatou a proposta.
Vida Pessoal
Natural do Brooklyn, em Nova York, Stanley Weston serviu o exército dos Estados Unidos depois do fim da Guerra da Coréia . Ao voltar para casa, ele trabalhou na agência de publicidade McCann Erickson, na qual pôde conhecer a fundo a indústria do entretenimento.
Em 1989, o visionário fez parte da primeira turma de nomes incluída no hall da fama da indústria do entretenimento, juntamente com Walt Disney e George Lucas.
Além dos brinquedos, o publicitário também atuou agenciando a atriz Farrah Fawcett, da série As panteras. Também se tornou o responsável por licenciar produtos das marcas Nintendo e World Wrestling Federation, nos Estados Unidos.
Weston deixa três filhos e cinco netos.