Diversão e Arte

Dose dupla de Armandinho Macedo no Clube do Choro

Músico baiano é uma das atrações mais aguardadas nas comemorações dos 40 anos do Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 11/05/2017 07:20

Músico baiano é uma das atrações mais aguardadas nas comemorações dos 40 anos do Clube do Choro

Armandinho Macedo é responsável por um dos shows mais aguardados do projeto comemorativo dos 40 anos do Clube do Choro. Faz sentido. O nome do bandolinista, guitarrista e compositor baiano está intimamente ligado à história dessa instituição cultural, que se tornou patrimônio imaterial de Brasília e referência nacional no segmento.

O músico, com mais de 50 anos de carreira, contribuiu decisivamente para que, na década de 1990, o clube passasse a funcionar com regularidade. Explica-se: os recursos obtidos numa apresentação que ele e o violonista Raphael Rabello fizeram na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional foram utilizados na reforma da antiga sede, próxima ao Planetário, no Eixo Monumental. Tem mais: ele participou de todos os projetos do clube ; de 1997 ao ano passado.

De volta ao palco do Espaço Cultural do Choro ; a nova sede, projeto de Oscar Niemeyer ; o instrumentista faz shows hoje e amanhã, às 21h. Ele tem a companhia da banda formada por Yacoce Simões (teclado e direção musical), Cesário Leone (baixo elétrico), Marcelo Brasil (bateria) e Manoel Magno (percussão).

Embora o clima seja de comemoração, Armandinho não esconde sua preocupação em relação ao momento vivido pelo clube, por conta da falta de patrocínio. ;O trabalho realizado pelo Reco do Bandolim obtém repercussão no Brasil e no exterior e precisa de apoio. A cultura brasileira tem que ser preservada em sua essência.;

Mas ele mantém o entusiasmo: ;Vou fazer do show uma grande festa para celebrar os 40 anos do Clube do Choro, que se transformou na maior referência em todo o país, quando o assunto é o gênero seminal da MPB. Inicialmente, toco temas instrumentais registrados em discos como Retocando o choro e Pop choro, e clássicos do mestre Jacob do Bandolim. Na segundo parte, revisito o repertório de A Cor do Som e do Trio Elétrico de Dodô e Osmar;, adianta.

Planos
No momento, o guitarrista está envolvido com dois projetos. Um é o Chorinho do Armandinho que, depois de cumprir longa temporada em Salvador, será levado ao Rio de Janeiro. O outro é a gravação do álbum que celebra os 40 anos da banda A Cor do Som. ;O disco, com produção de Ricardo Feghali, vai trazer algumas regravações e músicas inéditas e tem a participação de convidados especiais, entre eles, Lulu Santos, Roupa Nova, o brasiliense Natiruts e Gilberto Gil. Estamos na expectativa de contar também com Ivete Sangalo;, anuncia.

Hamilton de Holanda, que tem Armadinho como uma de suas influências, se juntou a ele na gravação de um DVD, em março último. ;Nos encontramos em Salvador, onde fizemos gravação no Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão, prédio secular, de frente para a Bahia de Todos os Santos. Depois, fomos para a região da Praia do Forte, onde, à beira mar, fizemos vários registros, de maneira bem informal. Acredito que vai ser um DVD muito bonito, tanto em termos de som quanto de imagens.;


;O trabalho realizado pelo Reco do Bandolim obtém repercussão no Brasil e no exterior e precisa de apoio;
Armandinho Macedo, instrumentista



Armandinho Macedo
Show do bandolinista e guitarrista e banda hoje (11 de maio) e amanhã (12 de maio), às 21h, pelo projeto 40 Anos do Clube do Choro, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação