Diversão e Arte

Morre o ator, diretor e dramaturgo Henrique Celibi após acidente em casa

Artista escreveu o texto que baseou o espetáculo 'Cinderela - a história que sua mãe não contou'

Isabelle Barros
postado em 11/05/2017 11:54
Celibi em ensaio do espetáculo Cabaré Diversiones, em 2015
O ator, diretor, figurinista, cenógrafo e maquiador Henrique Celibi faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 52 anos, após sofrer, na noite de ontem, um acidente doméstico no qual teve um corte profundo na perna. O artista pediu ajuda aos vizinhos e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda, mas sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. O artista, cujo nome de batismo era Valdenou Henrique de Moura, começou a carreira aos 14 anos, ao entrar no Grupo de Teatro Vivencial, um dos coletivos mais iconoclastas da história do teatro pernambucano. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Após a dissolução do Vivencial, Celibi continuou a carreira e escreveu o texto original de Cinderela, a história que sua mãe não contou, inicialmente chamado de Cinderela, a Bicha Burralheira e apresentado em boates nos anos 80. Viveu no Rio de Janeiro, trabalhou em escolas de samba e voltou para o Recife, onde continuou trabalhando no teatro e na TV.

Inquieto, Celibi participou de dezenas de espetáculos em várias funções. Uma de suas marcas como figurinista e cenógrafo era aproveitar materiais do lixo - algo aprendido desde cedo, com o Grupo de Teatro Vivencial - e transformar em cenários inteiros, além de figurinos elaborados. Em 2015, estreou, com outro elenco, o espetáculo Cabaré Diversiones, uma releitura dos esquetes irreverentes pelos quais o Vivencial ficou conhecido. Em março deste ano, realizou sua última temporada com um texto de sua autoria, As perucas de Bibi. Em seus últimos dias, se dedicou aos ensaios de um novo espetáculo, intitulado The Celibi Show.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação