Diversão e Arte

Mineira leva Van Gogh para os quadrinhos

A artista plástica Mirella Spinell, também autora de 'O diário de Anne Frank' e 'Leonardo Da Vinci' em HQs

Alexandre de Paula
postado em 16/05/2017 07:12
A HQ narra os principais momentos da vida de Van Gogh
A complexa e agitada vida do holandês Van Gogh virou tema de mais uma HQ. O pintor (que já foi inspiração para filmes, livros e outras publicações) agora é retratado pela ótica da artista plástica mineira Mirella Spinelli, também autora de O diário de Anne Frank em quadrinhos e Leonardo Da Vinci. Publicado pela editora Nemo, Vincent Van Gogh apresenta a imprevisível trajetória do holandês em quadrinhos.

Para a autora Mirella Spinelli, a maior dificuldade na produção da HQ foi resumir a vida do pintor. ;Apesar de ter vivido uma vida curtíssima, ele era extremamente inquieto e imprevisível. Em um curto espaço de meses era possível que ele mudasse de cidade, iniciasse uma nova atividade, brigasse com alguém e idealizasse um projeto novo;, explica.

Ela aponta também que a vida do pintor foi marcada pelas dificuldades emocionais e pelas atitudes imprevisíveis. ;Foi uma vida intensa e dinâmica, repleta de dificuldades físicas. A instabilidade emocional dele tornou-se um tormento, levando-o a atitudes imprevisíveis e, algumas vezes torturantes, para seu dedicado irmão, Theo;, conta.

Para a identidade gráfica do livro, Mirella optou por usar cores que remetem ao trabalho de Van Gogh, de maneira que as fases e emoções do pintor pudessem se refletir na escolha delas. ;A infância, um período repleto de cores, a irritabilidade de tons avermelhados na fase adulta, os tons ocres coincidindo no período em que no trabalho dele também eram os tons predominantes e, finalmente, a explosão de cores no período do sul da França. Finalmente, os dois últimos anos tormentosos até sua morte em cinza;, relata.

Ela revela, porém, que considera a escrita do roteiro a parte mais complexa da produção de uma HQ. ;Tratando-se de um tema verídico, uma biografia, além da fase das pesquisas e leituras, o ponto principal é selecionar os momentos-chave, as passagens mais determinantes e como ;equacionar; tudo para que o leitor compreenda. Naturalmente, toda essa fase é uma seleção sob a ótica do autor, no caso, a minha;, comenta.

A HQ faz parte da coleção Mestres da arte em quadrinhos, produzida por Mirella e publicada pela editora Nemo. Antes de Van Gogh, uma biografia de Leonardo Da Vinci havia sido publicada. O próximo, segundo Mirella, será uma obra sobre Michelangelo Buonarroti. ;Um artista que teve uma vida longa, morreu aos 89 anos e sua vida se confundiu muito com as oscilações políticas de Florença e os diversos Papas que exigiam a presença dele em Roma;, destaca.

Depois, a ideia é dar diversidade aos artistas selecionados, revela a autora. ;Em seguida, faremos quadrinhos também de artistas mulheres que tenham se destacado, bem como de artistas brasileiros. Esperamos assim abarcar um leque diversificado.;

Vincent Van Gogh
Mirella Spinelli. Editora Nemo. 48 páginas. R$ 44,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação