Diversão e Arte

Cannes: Almodóvar diz que é um paradoxo filme vencedor não passar no cinema

Cineasta espanhol preside o júri do festival e comenta a polêmica envolvendo filmes da Netflix que integram a seleção

Agência France-Presse
postado em 17/05/2017 13:23
Almodóvar preside o júri do 70º Festival de Cannes
O presidente do júri do Festival de Cannes, o espanhol Pedro Almodóvar, afirmou nesta quarta-feira, 17, que seria um paradoxo que um filme premiado com a Palma de Ouro não pudesse ser visto nos cinemas, em relação à polêmica presença de dois filmes do Netflix na competição oficial.

;;Seria um enorme paradoxo que uma Palma de Ouro (...) ou qualquer outro filme premiado não pudesse ser visto em salas;; de cinema, disse Almodóvar, convocando as plataformas em streaming a ;;aceitar as regras do jogo;;.

Os dois filmes do Netflix, Okja, do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, e The Meyerowitz Stories, do americano Noah Baumbach, não poderão ser vistos nos cinemas da França por causa da regulamentação nacional.

A questão provocou tamanha indignação entre as salas de cinema da França que os organizadores do festival se viram obrigados a mudar a regra para as próximas edições. Desta maneira, a partir de 2018 apenas filmes com o compromisso de passar nas salas francesas serão selecionados em Cannes.
O diretor espanhol afirmou, embora ;;as plataformas digitais representem uma nova forma;; de oferecer conteúdo pago, algo que é ;;bom e enriquecedor;;, estas ;;devem assumir e aceitar as regras do jogo;;, respeitando ;;as distintas formas de exibição e as obrigações de investimento que atualmente regem na Europa;;.

Almodóvar fez as declarações na entrevista coletiva ao lado dos outros membros do júri, incluindo os atores americanos Will Smith e Jessica Chastain, assim como o diretor sul-coreano Park Chan-Wook, antes do início da 70; edição do Festival de Cannes.
[FOTO942414]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação