Diversão e Arte

Confira os vencedores da 70ª edição do Festival de Cannes

O filme francês "120 battements par minute", de Robin Campillo ganhou o Grande Prêmio do 70º Festival de Cannes

Agência France-Presse
postado em 28/05/2017 15:47
O filme francês

O filme francês "120 battements par minute", de Robin Campillo, uma crônica dos anos da epidemia de Aids em Paris, ganhou neste domingo o Grande Prêmio do 70; Festival de Cannes, anunciou o júri presidido pelo diretor espanhol Pedro Almódovar. "Foi uma aventura coletiva, uma grande história. Nunca somos tão belos e fortes do que quando estamos unidos", declarou o cineasta francês ao receber o prêmio.

A americana Sofia Coppola faturou o prêmio de Melhor Direção por seu filme "O Estranho que Nós Amamos", anunciou o presidente do júri, Pedro Almodóvar. A produção é uma adaptação do romance de Thomas Cullinan que já foi levada aos cinemas em 1971 por Don Siegel, com Clint Eastwood como protagonista.

Já o prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes foi para o ator americano Joaquin Phoenix, opor sua atuação em "You Were Never Really Here", da britânica Lynne Ramsay. Neste suspense psicológico, o ator de 42 anos impressiona como um veterano da Guerra do Vietnã, traumatizado e violento, que tem que resgatar uma adolescente de uma rede de prostituição.

A alemã Diane Kruger recebeu o prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes por seu primeiro grande papel em uma produção germânica, "In the fade", do diretor Fatih Akin. A ex-modelo vive neste filme uma mãe de família que busca se vingar da morte de seu marido, de origem turca, e de seu filho, em um atentado cometido por neonazistas.


A seguir, todos os premiados nesta 70; edição:

- Palma de Ouro: "The square", do sueco Ruben ;stlund

- Grande Prêmio: "120 battements par minute", do francês Robin Campillo

- Melhor Direção: a americana Sofia Coppola por "O estranho que nós amamos"

- Melhor Roteiro: o grego Yorgos Lanthimos por "The killing of a sacred deer", ;ex aequo; com a britânica Lynne Ramsay por "You were never really here"

- Prêmio do Júri: "Loveless", do russo Andrei Zvyagintsev

- Melhor Interpretação Feminina: a alemã Diane Kruger por "In the fade"

- Melhor Interpretação Masculina: o americano Joaquin Phoenix por "You were never really here"

- Prêmio Especial pelo 70; aniversário: a atriz americana Nicole Kidman

- Câmera de Ouro: "Jeune Femme", da francesa Léonor Serraille

- Palma de Ouro para curta-metragem: "A Gentle Night", do chinês Qiu Yang

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação