Maria Isabel Felix *
postado em 29/05/2017 09:11
Em princípio, o YouTube não é recomendado para menores de 18 anos, mas a plataforma mantém um extenso público infantil e jovem. Prova disso é o grande número de canais que veiculam conteúdo infanto-juvenil, como é o caso da Galinha pintadinha e Rezendeevil, que são alguns dos mais visualizados no Brasil.
Os jovens viram na plataforma uma forma de empreendimento. Muitas já arriscam criar um canal para compartilhar seus hobbies. A youtuber mirim Amanda Carvalho, dona do vlog Vida de Amy conta que se inspirou em outras jovens que entraram de cabeça na plataforma.
;Amanda ficou 2 anos me pedindo esse canal. Eu não queria deixar, achava que era uma exposição desnecessária, mas quando vi o empenho dela, preferi apoiá-la do que deixar fazer sozinha;, conta a mãe da menina, Sheila Carvalho.
Pedro Rezende, por sua vez, ganhou notoriedade com os jogos. ;Vi um vídeo ensinando como passar de uma fase. Gostei da ideia e pensei em fazer o mesmo. Assim, começou o canal, mas foram com as séries de Minecraft, criando histórias, que achei meu caminho;, relembra o youtuber.
À medida que o sucesso chega, as responsabilidades aumentam. O dono do canal de sucesso, Rezendeevil, virou um dos destaques da mídia digital no Brasil. ;Sei que o compromisso é grande, ainda mais pelo fato de o meu público ser, em sua maioria, formado por crianças. Então, procuro criar vídeos de entretenimento, mas também vídeos relevantes, com valores;, afirma Pedro.
Sucesso na hora
A Galinha pintadinha se tornou um dos principais sucessos do YouTube. Segundo o ranking do site Social blade, o canal é o primeiro com o maior número de visualizações no Brasil.
A fama do desenho musical foi viral. ;Vimos que tínhamos nas mãos uma marca e uma personagem infantil muito querida pelas crianças, pais e professores;, celebram os fundadores Marcos Luporini e Juliano Prado. E acrescentam: ;A Galinha Pintadinha tem uma grande responsabilidade, pois conquistou o coração dos pequenos. Nós procuramos selecionar músicas que passem alegria e conceitos positivos. Além disso, acreditamos muito no poder das próprias canções de transmitir musicalidade pura de uma maneira divertida. Gostamos da ideia de difundir conceitos desta maneira, sem formalidades;.
No entanto, é preciso ter cautela, uma vez que a criança fica exposta a outros tipos de conteúdo. ;Ela pode não estar preparada para receber certo tipo de informação e acaba sendo afetada e influenciada de forma negativa;, afirma a pedagoga e apresentadora Cris Poli, a Supernanny.
Sheila Carvalho, a mãe da youtuber criadora do canal Vida de Amy, conta que a filha, na inocência, já deu o endereço de casa para um perfil fake da atriz mirim Larissa Manoela. ;Os pais têm que sempre observar o que as crianças acessam na internet, colocando limites de horário e conteúdo;, recomenda a Supernanny.
*Estagiária sob supervisão de Severino Francisco
; Os mais acessados
Confira a lista dos cinco canais infantojuvenis mais vistos, segundo o ranking da Social Blade:
; CANAL VISUALIZAÇÕES
; Galinha Pintadinha 5,4 bilhões
; Rezendeevil 4,0 bilhões
; AuthenticGames 3,9 bilhões
; TotoyKids 3,2 bilhões
; Turma da Mônica 2,9 bilhões