Diversão e Arte

Dona Gracinha grava na quinta, em show gratuito, o primeiro DVD da carreira

DVD Dona 'Gracinha da Sanfona - Vida e obra' pretende valorizar a obra e a trajetória da instrumentista

Adriana Izel
postado em 31/05/2017 06:00

Dona Gracinha da Sanfona gravará seu primeiro DVD da carreira

;A sanfona é a minha vida;. É assim que Dona Gracinha da Sanfona, 74 anos, define sua relação com o instrumento que a inseriu na música ainda na infância. ;Meu tio era músico e me incentivou a tocar gaita de boca. Mas, depois de ver que a gaita me machucava, ele disse que me daria uma sanfoninha de botão. A primeira música que aprendi a tocar foi Juazeiro, de Luiz Gonzaga;, lembra. A partir daí, Dona Gracinha e a sanfona se tornaram inseparáveis.

Natural de Floriano, no Piauí, a instrumentista deixou o Nordeste, em janeiro de 1970, para viver com a família em Brasília. Foi na capital que estreou em um palco ao lado, claro, da sanfona. E também será na cidade que a artista gravará o primeiro DVD da carreira, o Dona Gracinha da Sanfona ; Vida e obra. ;Estou ansiosa, quero que chegue logo o dia;, conta a acordeonista, que segue ensaiando para a aguardada data.

[SAIBAMAIS]


O DVD será gravado em show na quinta-feira (1;/6), a partir das 20h, no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia, acompanhada dos músicos Flávio Leão (zabumba), Tiago Vieira (triângulo) e Gabriel Lourenço (voz e guitarra). Na oportunidade, Dona Gracinha apresentará 12 músicas, em grande parte, de autoria própria. Além disso, a Orquestra Popular Marafreboi e o maestro Fabiano Medeiros (responsável pela direção musical do DVD), um dos artistas convidados, mostrarão, ao lado de Dona Gracinha, uma composição inédita feita em homenagem à sanfoneira.

Dona Gracinha receberá mais participações especiais. Todos amigos de longa da data da instrumentista: o Mestre Zé do Pife, o sanfoneiro Sivuquinha e a Banda Baião de 2, formada por aprendizes e professores da Apae-DF (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). ;Fico muito emocionada (pelo primeiro DVD). As pessoas podem esperar muito forró, muita música minha;, garante a artista.

Depoimentos
O material tem previsão de lançamento ainda neste ano. Além das imagens do show, o DVD terá depoimentos da artista e também de pessoas ligadas à história dela. O objetivo do álbum é contar a trajetória da acordeonista, que é uma das poucas mulheres no Distrito Federal a manter a tradição da sanfona e uma das poucas instrumentistas no Brasil a tocar a sanfona conhecida como pé de bode. O DVD é um projeto patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Para Flávio Leão, um dos músicos do show, o DVD será uma forma de difundir o trabalho da sanfoneira. ;É importante que as pessoas conheçam a história dela, que é ainda maior do que a própria música. Dona Gracinha é o exemplo do Brasil que deu certo lutando;, acrescenta. Ela perdeu parte da visão ainda na infância, o que lhe impediu de estudar, e, anos mais tarde, após sofrer um acidente de carro, perdeu uma das pernas. Mas nada disso a desanimou. Pelo contrário, a aproximou da música, que Dona Gracinha da Sanfona segue espalhando pela cidade afora em shows (como o de amanhã), ou no banquinho em sua quadra na Asa Norte.

Primeiro CD

A estreia de Dona Gracinha da Sanfona em CD foi em 2008. O álbum, que leva o nome da artista, reúne 11 faixas, entre elas, Chorinho, Tango, Serafim e Baião do Venceslau. O registro foi considerado histórico por ser um dos poucos álbuns solo de uma sanfoneira mulher. O material está disponível para download no site oficial de Dona Gracinha da Sanfona. Acesse em https://www. gracinhadasanfona.com/musicas.

Participação em reality
Em 2013, Dona Gracinha participou do reality show Got talent Brasil. A história da instrumentista encantou os três jurados Sidney Magal, Daniella Cicarelli e Milton Cunha. A apresentação de Asa Branca carimbou o ;sim; do júri para Dona Gracinha da Sanfona.

[VIDEO1]

SERVIÇO

Gravação do DVD de Dona Gracinha da Sanfona

Teatro Sesc Newton Rossi (QNN 27, AE, Lt. B ; Ceilândia Norte). Quinta-feira (1;/6), às 20h. Show de gravação do DVD de Dona Gracinha da Sanfona, com participações especiais. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação