Diversão e Arte

Longa da Mulher-Maravilha apresenta uma heroína moderna e forte

De direção de Patty Jenkins, reflete o empoderamento feminino em alta nos últimos ano

Renata Rios, Adriana Izel
postado em 01/06/2017 07:30
Em Mulher-Maravilha, Gal Gadot mescla humor, ação e poder feminino no papel de Diana

Quando Batman vs. Superman: A origem da Justiça estreou em 2016 sobraram críticas ao filme dirigido por Zack Snyder. No entanto, apesar dos muitos problemas, o longa-metragem teve alguns pontos positivos, como a presença de Gal Gadot interpretando (e apresentando) Diana, a Mulher-Maravilha.

E, como a participação era pequena, a personagem merecia ganhar um filme próprio, o que aconteceu neste ano. O longa Mulher-Maravilha estreia oficialmente hoje nos cinemas brasileiros e é o pontapé para a chegada de Liga da Justiça, que tem previsão de lançamento em novembro deste ano, e também para as produções cinematográficas protagonizadas por mulheres.

Por ser a primeira heroína do atual universo da DC apresentadas nos cinemas, Mulher-Maravilha, de direção de Patty Jenkins, reflete o empoderamento feminino em alta nos últimos anos. A começar pela apresentação de Diana, uma princesa que cresceu ao lado de apenas mulheres fortes e guerreiras na Ilha das Amazonas (Themyscira), e seguindo pela atitude da personagem ao longo do filme, já em Londres. Mulher-Maravilha é repleto de boas sacadas e mostra uma personagem forte, que, em vez de precisar ser salva, está lá para salvar os outros do perigo ; e até a DC, que tem dado bola fora com os mais recentes lançamentos do universo.

O longa-metragem começa com Diana (Gal Gadot) recebendo de Bruce Wayne (Ben Affleck) uma foto sua na Primeira Guerra Mundial, o que a motiva a contar sua história. Assim, o filme segue para a infância e adolescência de Diana em Themyscira, quando ela começa a ser treinada pela tia Antíope (Robin Wright) para a possibilidade de enfrentar uma guerra. Durante um desses treinamentos, Diana descobre um poder inimaginável e depois precisa lidar com a chegada do capitão Steve Trevor (Chris Pine), que cai de avião na ilha durante uma fuga do exército alemão. Ao saber da guerra, a heroína se sente na obrigação de ajudar os humanos e segue para Londres com a missão de encontrar Ares, o deus da guerra.

Heroína feminista
Esse reflexo feminista no filme é algo que a personagem mostrava desde a época dos quadrinhos. Não só o criador da Mulher-Maravilha era um entusiasta do feminismo, como ele criou uma heroína, que mesmo em um universo fantasioso, conseguia trazer a realidade feminina para as páginas.

A Mulher-Maravilha foi criada em 1942, por William Moulton Marston, um psicólogo norte-americano, que também atuou como advogado, inventor e, claro, escritor de HQs. Para Moulton, os quadrinhos tinham um enorme potencial educacional e isso o levou a criar a personagem tão diferente do que se via na época: uma mulher, poderosa, independente, decidida, forte e inteligente. ;Hoje pode ser relativamente simples falar sobre feminismo, mas no início dos anos 1940, não era;, defende Alexandre Callari, editor da DC Comics/Panini Brasil, sobre a personagem.

Na história da heroína nos quadrinhos, a saga de Diana Prince, ou princesa Diana de Themyscira, como ela é conhecida, começa em um local misterioso, a Ilha das Amazonas. A Mulher-Maravilha foi criada nessa ilha, isolada da sociedade, não sendo contaminada pelos valores e mazelas que atingem os humanos. Todo esse contexto dá um ar inocente e puro à personagem. ;Basicamente ela é vista pelo público como a mulher perfeita. Um ideal a ser alcançado. Diana era uma mulher que se destacava num mundo predominantemente masculino ; tanto o ficcional quanto o real ; e, com o tempo, foi conquistando seu espaço. Ela foi cada vez mais servindo de modelo para suas leitoras, que viam nela um exemplo a ser seguido;, completa Callari.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação