Diversão e Arte

Filmes brasileiros são indicados a importante prêmio do cinema latino

'Aquarius', 'Boi neon' e 'Cinema novo' integram lista do evento Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano

Estado de Minas
postado em 01/06/2017 10:16
Sônia Braga foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina por sua Clara de 'Aquarius'.
Foram divulgados nesta quarta-feira, 31, os indicados para as 16 categorias da quarta edição do evento Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano. O brasileiro Aquarius disputa três: melhor ficção, melhor interpretação feminina (Sônia Braga) e melhor direção, para Kleber Mendonça Filho.

Boi neon, de Gabriel Mascaro, foi indicado para melhor direção de fotografia (Diego Garcia) e Cinema Novo, de Eryk Rocha ; filho de Glauber Rocha ; para melhor documentário. A animação hispano-brasileira Bruxarias também está entre os selecionados. O anúncio foi feito na tarde desta quarta, em Los Angeles (EUA).

O filme com mais indicações é o espanhol Un monstro vien a verme (categorias melhor direção, canção original, direção de arte, direção de fotografia, direção de som, montagem, educação e valores). Julieta, de Pedro Almodóvar, foi indicado para os troféus de melhor ficção, interpretação feminina (Emma Suárez), canção original e direção.

Neruda (coprodução do Chile com Argentina e Espanha), El hombre de las mil caras (Espanha) e El ciudadano ilustre (Argentina e Espanha) completam a lista de concorrentes a melhor filme.
Criados em 2014 pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (Egeda), da Espanha, e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), os Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano estão entre os eventos mais importantes do cinema latino por contemplar produções realizadas na América Latina, Portugal e Espanha.

A cada ano, uma personalidade é escolhida para receber um prêmio honorário. Sônia Braga, indicada como melhor atriz este ano, recebeu-o em 2014.

Os vencedores e o homenageado especial serão conhecidos em 22 de julho, durante cerimônia de gala realizada em Madri, na Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação