Diversão e Arte

Secretaria de Cultura faz chamamento para repentistas e trios de forró

A Casa do Cantador selecionará 20 duplas de repentistas e 50 trios de pé-de-serra para alegrar a programação cultural do espaço

postado em 01/06/2017 17:00

A Casa do Cantador faz o projeto nos moldes das cantorias do nordeste

A Casa do Cantador está preparando uma programação especial para o cidadão brasiliense curtir um pouco da cultura nordestina. Para compor a série de shows da já tradicional Sexta do repente e do Sabadão do forró, a Secretaria de Cultura vai selecionar 20 duplas de repentistas e 50 trios de pé-de-serra do DF e entorno. As inscrições para concorrer às vagas estão abertas até 12 de junho.

O objetivo do projeto é fortalecer a identidade da casa, localizada em Ceilândia, como um lugar aberto à comunidade e à expressão cultural, bem como promover os costumes nordestinos, uma vez que a região administrativa contém uma gama muito grande de migrantes vindos da região Nordeste do país.

Neste ano, serão realizadas 10 edições da Sexta do repente, com duas duplas em cada dia de atividade. Para o Sabadão do forró, serão 15 shows, com três a quatro trios em cada encontro. Os dias e horários das apresentações ainda não foram definidos pelo espaço cultural.

Sobre a música nordestina

O repente é uma arte brasileira baseada no improviso cantado. Como o próprio nome já diz, as composições nascem de repente. Muito comum no Nordeste, a dupla de repentistas leva consigo a viola e declama, alternadamente, versos rimados e improvisados no momento da apresentação.

Já o forró pé-de-serra ou tradicional, apesar de típico da região Nordeste, se tornou um ritmo muito popular em todo o Brasil. Marcado pelo uso do triângulo, da zabumba e da sanfona, a música predomina nos períodos de festa junina ou em clubes de dança. Grandes nomes da música brasileira são representantes do pé-de-serra, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Serviço

Chamamento público para duplas de repente e trios de forró

Protocolo da Secretaria de Cultura (Via N2,Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília DF). Inscrições abertas até 12 de junho. Os envelopes que constam as fichas devem ser lacrados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação