Diversão e Arte

Dhi Ribeiro grava DVD com inéditas

Hoje, às 21h, a cantora grava DVD no Espaço Cultural do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 03/06/2017 07:35

A questão da consciência negra norteou a carreira da cantora

O samba entrou definitivamente na vida da fluminense Dhi Ribeiro em 1993, quando ela veio morar em Brasília. Em Salvador, onde viveu desde a infância, iniciou a carreira artística como vocalista de banda de axé music e de grupos de pagode, com os quais fez shows e comandou blocos durante o carnaval.

Na capital, logo se integrou à cena musical e passou a se apresentar em casas noturnas, como Feitiço Mineiro e Bar do Calaf. Entre 2000 e 2003, a brasiliense por adoção cumpriu temporada na Itália, ao lado de uma trupe circense. Ao retornar, retomou suas atividades, já como um nome de destaque da música na cidade.

Apadrinhada por Jorge Aragão, assinou contrato com a gravadora Universal Music, pela qual lançou, em 2009, o CD Manual da mulher. Para uso exclusivo da casa, uma das faixas do álbum fez bastante sucesso, sendo inclusive incluída na trilha sonora da novela Lado a lado, que a levou a marcar presença em programas de tevê de grande audiência. ;Com o show baseado no disco me apresentei em Portugal, Angola e Moçambique;, lembra.

Hoje, às 21h, Dhi grava DVD no Espaço Cultural do Choro. ;Esse projeto de produção independente, intitulado Leme de libertação, dá prosseguimento ao trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos últimos 10 anos. O repertório traz músicas do Manual de mulher, como Arsenal de ilusão, De mim para você, Ilumina, Viva meu povo e, claro, Para uso exclusivo da casa, que está na trilha de A força do querer, novela de Glória Perez atualmente em cartaz;, adianta.

[SAIBAMAIS]

;Leme de libertação, ao falar das nossas raízes africanas, evoca a questão da consciência negra, que tem norteado minha trajetória;, destaca. ;Trouxe para o DVD alguns sambas inéditos, que evocam o tema, entre os quais Negro ouro (Fabinho Samba e Dudu Hermógenes), Saudação aos tambores (André da Mata e Mingo Silva), Aqui pra ele, Tá pensando o que? (Júnior Peralta) e Lembre, samba de roda composto por Bebeto Cerqueira, baiano radicado em Brasília;, acrescenta.

Dhi reforçou sua banda para a gravação ao vivo do DVD e do CD, que têm direção musical de Valerinho Xavier, percussionista do grupo Choro Livre. Ela explica que são instrumentistas que têm tocado com ela nos últimos tempos: Félix Júnior (violão 7 cordas), Dudu Hermógenes (cavaquinho), Emanoel Santos (baixo), Adil Silva (trombone), Márcio Bezerra (sax, flauta e clarinete), Manga Vieira (bateria), Danilo Avelar, Ítalo Silva e Téo da Serrinha (percussão).

;Esse é o meu segundo projeto solo. Com o Félix Júnior fiz Uma voz e 7 cordas, disco independente, lançado em 2014, e tomei parte da coletânea O Cerrado virou nosso mar (2015). Ultimamente, com minha produtora, criei uma roda de samba com a qual prestei tributo a Ary Barroso, no Teatro do Sesc, na 504 Sul; a Clara Nunes e Alcione, na Aruc;, conta. No carnaval estive à frente do bloco Pipoca Azul, no Plano Piloto. Já o levei também ao Guará e ao Gama;, complementa.

Dhi Ribeiro

A cantora, acompanhada por banda e sob a direção musical de Valerinho Araújo, grava o DVD e CD Leme da libertação hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação